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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9659-0492
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: A Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Professor Ladário Teixeira: concepção histórica, gênese, vivências e experiências (2005-2015)
Alternate title (s): The Education of Young People and Adults in the Municipal School Professor Ladário Teixeira: historical conception, genesis, experiences and experiences (2005-2015)
Author: Bernardes, Fernanda Afonso
First Advisor: Quillici Neto, Armindo
First member of the Committee: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Second member of the Committee: Santos, Sônia Maria dos
Third member of the Committee: Oliveira, Manoel Messias de
Fourth member of the Committee: Borges, Vilmar José
Summary: Este estudo foi realizado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, vinculado à linha de História e Historiografia da Educação. A tese de doutorado apresenta uma pesquisa histórico-educacional sobre a concepção histórica, gênese, vivência e experiência de Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Professor Ladário Teixeira, durante o período de 2005 a 2015, na cidade de Uberlândia-MG. O recorte temporal da pesquisa parte de 2005 até o ano de 2015. Esse fato se justifica pelo Parecer nº 5/2005 que instituiu as Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia, e o Parecer 2/2015 que instaurou as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Ambos ressaltaram a importância da Formação Inicial para a prática em pedagógica. A pesquisa objetivou compreender as vivências e as experiências das práticas pedagógicas desenvolvidas na escola durante o período proposto. Cumprir tal objetivo supôs construir uma compreensão histórica da intenção política, social e econômica subjacente à Educação de Jovens e Adultos em nosso país, em nosso estado e em nosso município; apresentar um entendimento sistematizado das políticas públicas da EJA; levantar dados das pesquisas existentes relacionadas à temática da Educação de Jovens e Adultos em algumas das principais universidades de nosso país; análise de documentos relacionados à EJA na Escola Municipal Professor Ladário Teixeira, a fim de desvelar as experiências e vivências da EJA na instituição que contribuíram para a formação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem dessa modalidade de ensino. A problemática estudada deriva desta questão: como a experiência da EJA, na Escola Municipal Professor Ladário Teixeira, contribuiu para a formação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da EJA nessa instituição. A pesquisa valeu-se da análise documental como método para analisar articulações, relações, tensões e contradições no movimento subjacente à Educação de Jovens e Adultos. As fontes históricas incluíram legislação, análise de diários de classe, Regimento Escolar, Projeto Político e Pedagógico, arquivo fotográfico de projetos desenvolvidos. O lastro teórico apoia-se em autores-referência da história da Educação de Jovens e Adultos, produzida por pesquisadores, como Arroyo (2001), Buffa (1990), Haddad e Di Pierro (2000), Freire (1989), Gadotti e Romão (2000), Saviani (2008), dentre outros. O estudo delineou elementos nacionais, estaduais e regionais relacionados à Educação de Jovens e Adultos, além da concepção de Educação e alfabetização desenvolvida ao longo do percurso histórico da EJA em nosso país. A pesquisa apontou a importância da prática pedagógica produzida na Escola Municipal Professor Ladário Teixeira, no sentido de formar cidadãos conscientes de seu papel de interferir na sociedade em que vivemos.
Abstract: This study was carried out within the scope of the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia, linked to the line of History and Historiography of Education. The doctoral thesis presents a historical – education research on the historical conception, genesis, experience and experience of Education of young people and adults at Professor Ladário Teixeira High School, during the period from 2005 to 2015, in the city of Uberlândia, M.G. The time frame of the research starts from 2005 to 2015, a fact that is justified by the Opinion nº5/ 2005 that establishes the Curricular Guidelines for the Pedagogy course, and the Opinion 2/ 2015 that establishes the National Curriculum Guidelines for Education Initial and Continuing Training for Professionals in Basic Education, emphasizing the importance of Initial Training for pedagogical practice. The research aimed to understand the experiences and experiences of pedagogical practices developed in the school during the proposed period. Fulfilling this objective meant building a historical understanding of the political, social and economic intention underlying the education of young people and adults in our country, in our state and in our municipality; present a systematized understanding of EJA’s public policies; to collect data from existing research related to the theme of Youth and Adult Education in some of the main universities in our country, analysis of documents related to EJA in Professor Ladário Teixeira High School, in order to unveil the experiences and experiences in the institution that contributed to the formation of the subjects involved in the teaching and learning process of this teaching modality. The research used documental analysis as a method to analyze articulations, relationships, tensions and contradictions in the movement underlying youth and adult education. The historical sources included legislation, analysis of class diaries, school regiment, political and pedagogical project, photographic archive of developed projects. The theoretical basis is based on reference authors in the history of youth and adult education, produced by researchers such as Arroyo (2001), Buffa (1990), Haddad and Di Pierro (2000), Freire (1989), Gadotti and Romão (2001), Saviani (2008), among others. The research outlined national, state and regional elements related to the education of young people and adults, in addition to the conception of education and literacy developed throughout the historical course of EJA in our country. The research pointed out the importance of the pedagogical practice developed at Professor Ladário Teixeira High School in order to form citizens who are aware of their role in interfering in the society in which we live.
Keywords: Educação
Educação de Jovens e Adultos
Prática pedagógica
Conscientização
Transformação da realidade
Youth and Adult Education
Pedagogical Practice
Awareness
Reality Transformation
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Subject: Educação
Educação de jovens e adultos - Uberlândia (MG)
Práticas pedagógicas - Uberlândia (MG)
Escolas municipais - Uberlândia (MG)
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: BERNARDES, Fernanda Afonso. A Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Professor Ladário Teixeira: concepção histórica, gênese, vivências e experiências (2005-2015). 2022. 218 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5304
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5304
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34942
Date of defense: 25-Feb-2022
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