Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34907
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6203-6445
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Iniciação profissional docente: um estudo a partir da produção acadêmico-científica brasileira (2015-2019)
Título(s) alternativo(s): Teacher professional initiation: a study from the Brazilian academic-scientific production (2015-2019)
Autor(es): Gonçalves, Natália Marques
Primeiro orientador: Marim, Vlademir
Primeiro membro da banca: Oliveira, Renata Carmo de
Segundo membro da banca: Melo, José Carlos de
Resumo: A indução docente é uma estratégia formativa utilizada como elo entre a formação inicial e a continuada, a qual permite que a equipe gestora possa recepcionar e acompanhar os professores iniciantes durante os primeiros anos do ciclo de desenvolvimento profissional docente. Diante desse cenário, esta pesquisa tem por objetivo apontar e analisar as principais contribuições das produções acadêmico-científica brasileiras para a compreensão da realidade da inserção profissional dos professores da Educação Básica, presentes nas dissertações de mestrado e teses de doutorado de programas de pós graduação em ensino e educação publicadas e defendidas no período de 2015 a 2019, validadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de Programas de Pós-graduação com conceito 4, 5, 6 ou 7, visando à inserção de programas de iniciação à docência que possam auxiliar o ingresso dos professores iniciantes na carreira docente, a metodologia adotada nesta pesquisa fundamenta-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa, utilizando como ferramenta o Estado da Arte, que permitiu investigar, catalogar e compreender o atual cenário de inserção profissional docente da educação básica. A análise das produções acadêmicas foi à luz dos seguintes eixos norteadores: (1) Composição do cenário de pesquisa; (2) Princípios norteadores da formação docente. O produto educacional elaborado nesta dissertação surgiu por meio de iniciativas, de leituras, discussões, estudos e reflexões em torno da formação de professores e da estratégia formativa da Indução Docente. O desenvolvimento do produto educacional se deu em dois momentos: (1) projeto formativo intitulado Indução Docente: uma estratégia formativa para professores iniciantes, objetivando a formação de gestores para a implementação na instituição escolar na qual ele é gestor; (2) formulário investigativo com os gestores, o qual foi dividido em duas etapas: (a) identificação e perfil dos gestores; (b) leitura e reflexão do projeto formativo, bem como as contribuições para o possível desenvolvimento na instituição escolar na qual eles atuam como gestores. A investigação desenvolvida nesta dissertação permite-nos concluir que há a necessidade de formação específica para os gestores, de modo que eles desenvolvam habilidades e competências para o trabalho pedagógico e administrativo pertinentes à sua função, a importância do trabalho entre os pares para o desenvolvimento mútuo do corpo docente e da instituição escolar, a necessidade de implementar políticas públicas de incentivo à docência, nos primeiros anos de desenvolvimento profissional, como a indução docente.
Abstract: Teacher induction is a training strategy used as a link between initial and continuing education, which allows a management team to welcome and accompany beginning teachers during the first years of the teacher professional development cycle. Given this scenario, this research aims to point out and analyze the main contributions of Brazilian academic-scientific productions for understanding the reality of the professional insertion of Basic Education teachers, present in master's dissertations and doctoral theses in graduate programs teaching and education published and defended in the period from 2015 to 2019, validated by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) of Postgraduate Programs with concept 4, 5, 6 or 7, Ciao the insertion of initiation programs to teaching that can assist in the entry of beginning teachers into the teaching career, the methodology adopted in this research is based on the assumptions of qualitative research, using the State of the Art as a tool, which investigates, catalogs and understands the current scenario of professional insertion in education. basic. The analysis of academic productions was based on the following guiding principles: (1) Composition of the research scenario; (2) Guiding principles of teacher education. The educational product elaborated in this dissertation emerged through initiatives, readings, discussions, studies and reflections on teacher education and the training strategy of Teacher Induction. The development of the educational product took place in two stages: (1) a training project entitled Teaching Induction: a training strategy for beginning teachers, aiming to train managers for implementation in the school institution in which they are manager; (2) investigative form with managers, which was divided into two stages: (a) identification and profile of managers; (b) reading and reflection on the training project, as well as contributions to the possible development in the school institution in which they act as managers. The investigation developed in this dissertation allows us to conclude that there is a need for specific training for managers, so that they develop skills and competences for pedagogical and administrative work relevant to their function, the importance of work among peers for mutual development from the teaching staff and the school institution, the need to implement public policies to encourage teaching, in the first years of professional development, such as teaching induction.
Palavras-chave: Formação inicial
Inserção Docente
Indução Docente
Professor iniciante
Initial formation
Professional insertion
Teacher induction
Beginner teacher
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Ciência - Estudo e ensino
Formação docente - Brasil
Produção acadêmica - Brasil
Professores iniciantes - Brasil
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: GONÇALVES, Natália Marques. Iniciação profissional docente: um estudo a partir da produção acadêmico-científica brasileira (2015-2019). 2022. 185 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.132
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.132
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34907
Data de defesa: 30-Jan-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IniciaçãoProfissionalDocente.pdfDissertação16.09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.