Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34903
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9437-186X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Residência
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Cuidado psicossocial da população pediátrica com câncer rastreada pelo Psychosocial Assessment Tool (PAT): uma revisão de escopo
Autor(es): Lima, Iasmyn Machado
Primeiro orientador: Mendonça, Tania Maria da Silva
Primeiro coorientador: Amaral, Jodi Dee Hunt Ferreira do
Primeiro membro da banca: Rosenburg, Eleusa Gallo
Segundo membro da banca: Soares, Marina Celestino
Resumo: Introdução: O diagnóstico de câncer infantil pode repercutir negativamente sobre o paciente e sua família, tanto nos aspectos físicos quanto psicossociais. Diante desta experiência estressora, destaca-se a importância do cuidado psicossocial direcionado as necessidades desta população. Objetivo: conhecer quais as possíveis intervenções psicossociais identificadas na literatura que podem ser associadas com os níveis de risco rastreados pelo Psychosocial Assessment Tool (PAT) no cuidado da população pediátrica com câncer. Método: Trata-se de uma revisão de escopo que visou a obtenção das evidências disponíveis de estudos no tema. As bases de dados utilizadas foram PubMed, Embase e Cinahl, não houve restrição quanto a tempo e idioma. Os artigos foram incluídos se (1) relatassem o uso do PAT para identificar o nível de risco psicossocial dos participantes e, (2) relatassem intervenções que podem ser associadas a cada um dos níveis do PAT. Resultados: Um total de 443 estudos foram revisados e, ao final, foram incluídos 30 estudos que relataram o uso do PAT e 38 estudos com propostas de intervenções psicossociais. Não foi identificado nenhum estudo que utilizasse a triagem de risco psicossocial pelo PAT seguida de propostas de intervenções específicas para cada nível de risco. Contudo, foi possível identificar intervenções psicossociais destinadas a população pediátrica que pudessem ser associadas a cada nível de risco do PAT através da análise das autoras deste estudo. Conclusão: Foi possível conhecer as intervenções psicossociais existentes na literatura e associá-las a cada nível de risco do PAT. No entanto, é necessário o desenvolvimento de mais estudos com propostas de intervenções psicossociais direcionadas aos níveis de risco do PAT.
Palavras-chave: Cuidado psicossocial
PAT
População pediátrica
Câncer
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LIMA, Iasmyn Machado. Cuidado psicossocial da população pediátrica com câncer rastreada pelo Psychosocial Assessment Tool (PAT): uma revisão de escopo. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34903
Data de defesa: 29-Mar-2022
Aparece nas coleções:TCR - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CuidadoPsicossocialPopulação.pdf210.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.