Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34884
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAzevedo, Fernanda Pereira-
dc.date.accessioned2022-04-25T13:29:28Z-
dc.date.available2022-04-25T13:29:28Z-
dc.date.issued2021-11-05-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Fernanda Pereira. Plano de negócio para análise de viabilidade de uma fábrica de massas na cidade de Uberlândia/MG. 2021. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34884-
dc.description.abstractThis work aims to analyze and present a proposal for the technical and economic feasibility of Mais Ki Massa Italiana, a factory of frozen artisanal pasta. With the growth of entrepreneurship, several instruments appear in order to help the individual in the process of creating and managing new businesses. This study addresses the preparation of a business plan based on the step-by-step suggested by SEBRAE in the booklet How to Prepare a Business Plan, published in 2013. The work was structured in eight parts, namely: theoretical framework, executive summary, environmental analysis, marketing plan, operational plan, financial plan and scenario building. The viability indicators show that the company has good profitability and a medium-term payback, in approximately 20 months. Finally, every new business and investment has its risk, but it is possible to conclude with the analysis of the business plan that it is a viable business once it seeks, maintaining the quality of the product, to always reduce fixed and variable costs, improve processes, trying to automate them, but without losing the quality of craftsmanship and to maintain a good work team and create a good customer base.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlano de negóciopt_BR
dc.subjectBusiness planpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEnterpreneurshippt_BR
dc.subjectLucratividadept_BR
dc.subjectProfitabilitypt_BR
dc.subjectVialibidadept_BR
dc.subjectFeasibilitypt_BR
dc.subjectPaybackpt_BR
dc.titlePlano de negócio para análise de viabilidade de uma fábrica de massas na cidade de Uberlândia/MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carrijo, Michelle de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7010983993215865pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Noézia Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6519731323849384pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Edileusa Godoi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6843739809628564pt_BR
dc.creator.Lattesnão possuipt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar e apresentar uma proposta de viabilidade técnica e econômica da Mais Ki Massa Italiana, uma fábrica de massas artesanais congeladas. Com o crescimento do empreendedorismo, vários instrumentos surgem com intuito de auxiliar o indivíduo no processo de criação e gestão dos novos negócios. Este estudo aborda a elaboração de um plano de negócio baseado no passo a passo sugerido pelo SEBRAE na apostila Como Elaborar um Plano de Negócios, publicado em 2013. O trabalho foi estruturado em oito partes, sendo elas: referencial teórico, sumário executivo, análise ambiental, plano de marketing, plano operacional, plano financeiro e a construção de cenários. Os indicadores de viabilidade mostram que a empresa possui boa lucratividade e rentabilidade, e um payback de médio prazo, em aproximadamente 20 meses. Por fim, todo novo negócio e investimento tem seu risco, mas é possível concluir com a análise do plano de negócio que se trata de um negócio viável uma vez que se busque, mantendo a qualidade do produto, sempre reduzir os custos fixos e variáveis, melhorar os processos, tentando automatizá-los, mas sem perder a qualidade do artesanal, manter uma boa equipe de trabalho e criar uma boa carteira de clientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration75pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PlanoNegócioAnálise.pdfTCC1.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.