Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34868
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5283-3248
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estimulação elétrica transcraniana como intervenção terapêutica em pacientes com dor persistente
Autor(es): Macêdo, Gabrielle Urzedo
Silveira, Julia Gonçalves
Primeiro orientador: Santos, Julia Maria dos
Primeiro membro da banca: Silva, Matheus de Castro
Segundo membro da banca: Rezende, Mariana dos Reis
Resumo: A dor crônica é um grave problema de saúde pública que gera elevados custos e investimentos para seu tratamento e controle. Quanto maior o tempo de exposição de um indivíduo à dor, maiores podem ser as alterações neuroplásticas no sistema nervoso central (SNC). Durante o processo de cronificação da dor, pode ocorrer alterações de estruturas encefálicas como alterações de conectividade, morfologia e neuroquímica. Modificações na excitabilidade cortical parecem ser moduladas via eletroestimulação transcraniana (EET), de modo que áreas que estão com aumento disfuncional de atividade cerebral recebem estímulos inibitórios e possibilitam a redução desta condição, e áreas que estão com diminuição da atividade cerebral recebem estímulos excitatórios que facilitam o funcionamento da área desejada. Assim a EET pode se configurar como uma intervenção adicional ao tratamento das dores persistentes. O objetivo do presente trabalho foi explorar uma revisão de literatura que aborde técnicas de EET como forma de intervenção terapêutica em pacientes que sofrem com dor persistente. Foi realizado um levantamento bibliográfico da literatura nos domínios do Pubmed. As combinações de palavras “estimulação elétrica transcraniana” e “dor persistente” (no inglês, transcranial eletrical stimulation and chronic muscleskeletal pain) foram utilizadas na busca.Foram critérios de inclusão a seleção de revisões sistemáticas, publicadas em inglês, nos últimos cinco anos e que investigaram a EET como agente de intervenção ou como recurso terapêutico coadjuvante no tratamento dessa condição. Os resultados mostram que a EET é um método válido para a modulação da excitabilidade cortical, assim como se mostra válida para a modulação adequada de áreas cerebrais que estejam com a sua atividade alterada, fazendo assim com que o sistema nervoso atue em sinergia e de maneira mais adequada. A EET pode ser uma opção a ser considerada quando pensamos em técnicas e intervenções para a modulação da dor.
Palavras-chave: Estimulação Elétrica Transcraniana
Dor persistente
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MACEDO, Gabrielle Urzedo; SILVEIRA, Julia Golçalves. Estimulação Elétrica Transcraniana como intervenção terapêutica em pacientes com dor persistente. 2022 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34868
Data de defesa: 18-Abr-2022
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstimulaçãoElétricaTranscraniana .pdf590.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.