Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34850
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Revisão de literatura: efeitos da terapia robótica sobre o equilíbrio e marcha na reabilitação de pacientes pós Acidente Vascular Cerebral
Autor: Silva, Marina Duarte
Primer orientador: Kishi, Marcos Seizo
Primer miembro de la banca: Biagini, Angelo
Segundo miembro de la banca: Dionisio, Jadiane
Resumen: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou Acidente Vascular Encefálico (AVE) é a ocorrência de um quadro súbito, com alterações vasculares que causam a escassez de suprimento sanguíneo para uma região do encéfalo, prejudica o metabolismo celular e levam a morte do tecido. Os pacientes acometidos por AVC apresentam déficits na marcha e o tratamento destes pacientes busca um resultado mais funcional possível, atuando na prevenção de agravos, recuperação de déficits e melhor qualidade de vida. O treinamento de marcha assistido por robô oferece uma assistência simplificada no treinamento de marcha, além de diminuir a carga física sobre o terapeuta. Os dispositivos permitem uma marcha simétrica, repetitiva, constante e mais fisiológica possível. Devido ao foco principal do treinamento com estes equipamentos (marcha), a presente revisão tem como objetivo avaliar os efeitos da terapia robótica sobre o equilíbrio e marcha na reabilitação de pacientes pós acidente vascular cerebral. Quarenta e seis ensaios clínicos randomizados foram selecionados através de uma base de dados, com os seguintes critérios de inclusão: artigos publicados no período de 6 anos em relação a data atual (2015 a 2021), tema principal de Acidente Vascular Cerebral e desfechos de foco principal de marcha e equilíbrio. Os artigos desconsiderados foram excluídos em etapas a partir da busca inicial na base de dados e dos quarenta e seis artigos encontrados, cinco foram analisados. Com base nos estudos revisados, 60% dos estudos apresentam nos resultados que o treinamento de marcha assistido por robô leva a uma maior melhora funcional na independência da marcha e na velocidade de caminhada, do que o treinamento convencional isolado e 40% dos estudos apresentam dados que a técnica não supera os efeitos gerados por um tratamento fisioterapêutico convencional. Esta revisão entende que o paciente pode alcançar uma marcha mais rápida e independente com treinamento de marcha assistido por robô, principalmente quando associado ao treinamento no solo convencional. Contudo, também foi possível concluir que embora o assunto seja de grande interesse, ainda é relativamente desconhecido e merece uma investigação mais profunda.
Palabras clave: AVC
Terapia robótica
Treinamento de marcha assistido por robô
Marcha
Equilíbrio
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Marina Duarte. Revisão de literatura: efeitos da terapia robótica sobre o equilíbrio e marcha na reabilitação do paciente pós Acidente Vascular Cerebral. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34850
Fecha de defensa: 8-nov-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Fisioterapia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RevisãoLiteraturaEfeitos.pdf337.87 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.