Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34848
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Efeito da compressão abdominal na mecânica respiratória de pacientes com lesão medular alta: estudo de caso com revisão de literatura
Título(s) alternativo(s): Efeito da compressão abdominal na mecânica respiratória de pacientes com lesão medular alta: estudo de caso com revisão de literatura
Autor(es): Lima, Milena Ribeiro
Teixeira, Laurien Kelly Dias Teixeira
Primeiro orientador: Carvalho, Eliane Maria de
Primeiro membro da banca: Pires, Kênia Fonseca
Segundo membro da banca: Gonçalves, Elaine Cristina
Resumo: Introdução: As lesões medulares podem causar alterações permanentes ou transitórias de função autônoma, motora ou sensibilidade, dependendo da localização da lesão e do nível de comprometimento do sistema nervoso. Quando em nível cervical, comumente leva a tetraplegia, sequela, com o passar do tempo, leva a uma fraqueza da musculatura abdominal que pode comprometer a mecânica respiratória dos pacientes acometidos, e o uso da cinta abdominal compressiva objetiva promover suporte mecânico ao abdômen refletindo diretamente em seu padrão respiratório. Objetivo: Apresentação de caso clinico e revisão de literatura sobre os efeitos do uso da cinta abdominal compressiva sobre a mecânica respiratória de pacientes com lesão medular alta. Metodologia: Foi realizada revisão da literatura nas plataformas PubMed, Web of Science, Scopus e Cochrane sem restrição de idioma ou ano de publicação, no período de fevereiro e março de 2022, utilizando os descritores “abdominal binder” e “spinal cord injury” e seus respectivos sinônimos MEsH, e os operadores booleanos “OR” e “AND”. Foram encontrados 53 artigos, dos quais seis atenderam os critérios de elegibilidade: idade superior a 18 anos, com trauma raquimedular, sem ventilação mecânica, sem sedação contínua e com nível de consciência preservado. Resultado: A faixa abdominal apresentou melhora nos parâmetros respiratórios e isso pode ser comprovado nos resultados apresentados nos seis artigos selecionados, onde foi concluído que a estratégia de compressão abdominal permite melhora significativa nos parâmetros respiratórios em pacientes com lesão medular alta. Conclusão: Com base nos estudos encontrados foi possível constatar que o uso da faixa abdominal compressiva em pacientes com lesão medular constituiu uma técnica efetiva em melhorar a mecânica respiratória, podendo ser utilizada como um método efetivo em indivíduos tetraplégicos.
Palavras-chave: Cinta compressiva
Lesão medular alta
Fisioterapia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LIMA, Milena Ribeiro. Efeito da compressão abdominal na mecânica respiratória de pacientes com lesão medular alta: Relato de caso com revisão de literatura. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34848
Data de defesa: 4-Abr-2022
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfeitoCompressãoAbdominal.pdf299.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.