Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34815
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-0192-5948
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Tratamento químico e armazenamento de sementes de sorgo produzidas em diferentes zonas de manejo
Autor(es): Safatle, Gustavo Cosmem Paschoal
Primeiro orientador: Catão, Hugo César Rodrigues Moreira
Primeiro membro da banca: Sá Junior, Adílio
Segundo membro da banca: Hurtado, Sandro Manuel Carmelino
Resumo: O sorgo (Sorghum bicolor L.) é uma espécie de origem africana, pertencente à família Poaceae. Situa-se em quinto lugar, entre os cereais mais cultivados no mundo, sendo suplantado apenas pelo trigo, arroz, milho e cevada. O Brasil é um grande produtor e com a modernização que ocorre na agricultura, cada vez mais o agricultor busca tecnologia para sua lavoura e nesse sentido, sementes de qualidade são indispensáveis. Desta forma, objetivou-se com esse trabalho avaliar a qualidade fisiológica de sementes de sorgo produzidas em diferentes zonas de manejo, após o tratamento químico e armazenamento de sementes. As sementes utilizadas foram produzidas na Fazenda Capim Branco da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, em área de pivô central previamente definida em zonas de manejo de baixo e alto potencial produtivo. As zonas foram definidas a partir de mapas interpolados de atributos de altitude, areia, argila, condutividade elétrica, resistência a penetração e índice de vegetação (NDVI), com auxílio do plugin Smart Map - SMP, em ambiente Qgis. Após a colheita, as sementes foram levadas para o Laboratório de Sementes da Universidade Federal de Uberlândia (LASEM), tratadas com Thiametoxam, Imidacloprid + Thiodicarb, Fludioxonil + Metalaxil-M e um tratamento controle (água). Em seguida foram armazenadas por 0, 60 e 120 dias em condições de câmara fria e seca. As sementes foram avaliadas quanto a sua qualidade por meio dos testes: teor de água, germinação (plântulas normais, anormais e infeccionadas), envelhecimento acelerado, condutividade elétrica e massa seca de plântulas. O delineamento foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 4 × 3, sendo as zonas de manejo analisadas de forma independente. Os tratamentos inseticidas causam maior fitotoxidez as sementes de sorgo no armazenamento em ambas as zonas de manejo. Sementes de sorgo produzidas em zonas de baixo manejo tratadas com inseticidas mediante aumento dos períodos de armazenamento apresentam menor vigor devido a deterioração das sementes.
Palavras-chave: Sorghum bicolor
Agricultura de precisão
Toxicidade
Tratamento de sementes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SAFATLE, Gustavo Cosmem Paschoal. Tratamento químico e armazenamento de sementes de sorgo produzidas em diferentes zonas de manejo. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34815
Data de defesa: 31-Mar-2022
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TratamentoQuímicoArmazenamento.pdf1.58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.