Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34813
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5424-7944
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Critérios de alta fisioterapêutica após reconstrução do ligamento cruzado anterior: uma revisão da literatura
Autor(es): Nascimento, Brunno Cesar de Oliveira
Gomes, Michelle Fernandes
Primeiro orientador: Felicio, Lilian Ramiro
Primeiro membro da banca: Silva, Matheus
Segundo membro da banca: Rezende, Mariana
Resumo: CONTEXTUALIZAÇÃO: O retorno seguro às atividades, pós reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior, minimiza risco de recidiva da lesão, entretanto não existe um consenso na literatura sobre quais os aspectos da avaliação fisioterapêutica devem ser utilizados como critérios de alta e retorno às atividades. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre os critérios de alta fisioterapêutica após a reconstrução do ligamento cruzado anterior. MÉTODOS: Foi realizada uma busca nas principais bases de dados disponíveis na internet utilizando os termos “return to irirrestrict activity”, “funcional evaluation”, “return to sports”, “restoration”, " acl reconstruction". Ao final da pesquisa e após aplicar os critérios de exclusão como estudos de baixa qualidade de acordo com a escala PEDro (nota igual ou inferior a 6), 10 artigos foram utilizados para a revisão. RESULTADOS: Esta revisão concluiu que, dentre os testes mais utilizados para definir um critério de alta para um retorno seguro ao esporte após um processo de reconstrução do ligamento cruzado anterior, os que mais se destacam são os hop tests, sendo que um dos critérios de alta mais utilizados nos artigos captados por esta revisão foi a simetria entre ambos os membros inferiores. Além disso, a aplicação de questionários em conjunto com os testes funcionais se mostrou bastante presente nos artigos abordados nesta revisão. CONCLUSÃO: Apesar da evidência de que os testes funcionais (testes de saltos, força muscular) em conjunto com os questionários (IKDC e ACL-RSI) serem bons indicadores, ainda é necessárias orientações quanto aos melhores instrumentos neste processo.
Palavras-chave: Ligamento cruzado anterior
Tratamento fisioterapêutico
Alta fisioterapêutica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: NASCIMENTO, Brunno Cesar de Oliveira. GOMES, Michelle Fernandes. Critérios de alta fisioterapêutica após reconstrução do ligamento cruzado anterior: uma revisão da literatura. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34813
Data de defesa: 23-Mar-2022
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CritériosAltaFisioterapêutica.pdf371.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.