Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34769
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4188-5709
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
An error occurred on the license name.
Título: Severidade da ferrugem, podridão vermelha e mancha anelar e produtividade de clones canavialis e iac
Autor(es): Silva, Lucas Ferreira
Primeiro orientador: Juliatti, Fernando Cezar
Primeiro membro da banca: Juliatti, Breno Cezar Marinho
Segundo membro da banca: Gontijo, Luciana Nunes
Resumo: O objetivo do trabalho foi avaliar a reação de genótipos de cana-de-açúcar em relação a incidência e severidade de doenças, e classifica-los de acordo com a sua suscetibilidade aos patógenos. Também se objetivou analisar a produtividade dos genótipos em toneladas de cana por hectare (TCH), açúcar total recuperável (ATR) e toneladas de açúcar por hectare (TAH). Além de buscar estabelecer uma correlação entre a severidade das doenças e os parâmetros produtivos, para determinar o quanto cada patógeno influencia na produtividade. As avaliações foram realizadas em 19 genótipos de cana-de-açúcar, plantados na Fazenda Macacos IV situada nas coordenadas geográficas 19°48’15”S 48°35’53”W, no município de Campo Florido – MG. A incidência foi analisada através da sintomatologia das doenças para cada um dos genótipos avaliados, já a severidade foi quantificada com a utilização de escalas diagramáticas, considerando a relação de área foliar infectada e área foliar sadia, sendo os dados de severidade convertidos para AACPD (Área Abaixo da Curva de Progresso da Doença). Foram identificadas as doenças Ferrugem Alaranjada, Ferrugem Marrom, Podridão Vermelha, Estria Bacteriana, Mancha Anelar, Escaldadura e Moisaico-da-cana. Utilizou-se o coeficiente de correlação de Pearson para calcular o grau de associação entre AACPD e os parâmetros de produtividade (TCH, ATR, TAH). Os genótipos CV-0618 e IAC04-6007 destacaram-se no estudo, por apresentarem resistência ou resistência moderada a maioria dos patógenos identificados e quantificados no trabalho, além disto, esse cultivares manisfestaram as maiores médias de TCH e TAH, classificando-os como boas opções de cultivo para a região de Campo Florido. As variedades IACSP01-5503, IACSP04-2503, IACSP01- 3127, IACSP04-3158, IACSP04-7060, IACSP95-5094, IACSP95-5000, IACSP97-4039 não são recomendados para plantio devido a sua suscetibilidade as Ferrugens, bem como o genótipo IAC91-1099 que é suscetível ao vírus do Mosaico-da-cana. As correlações calculadas foram desprezíveis, concluindo-se que a severidade não afetou a produtividade, devido ao fato dos genótipos analisados possuirem resistência adequada a maioria das doenças avaliadas.
Palavras-chave: TCH
ATR
TAH
AACPD
Severidade
Saccharum spp.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Lucas Ferreira. Severidade da ferrugem, podridão vermelha e mancha anelar e produtividade de clones canavialis e iac. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34769
Data de defesa: 31-Mar-2022
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SeveridadeFerrugemPodridão.pdf460.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.