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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Aptidão funcional, nível de atividade física e percepções da participação de idosas após intervenção de exercício físico e de educação em saúde
Autor(es): Silva, Victor Rodholfo de Oliveira
Primeiro orientador: Deloroso, Frederico Tadeu
Primeiro membro da banca: Tavares, Giselle Helena
Segundo membro da banca: Baldo, Maria da Graça
Resumo: Estratégias de exercício físico e educação em saúde são importantes para minimizar as alterações negativas decorrentes do envelhecimentoas quais podem prejudicar a aptidão funcional, o nível de atividade física e o engajamento dos mesmos em programas de exercício físico. Avaliar a efetividade de intervenções em educação em saúde e exercício físico na aptidão funcional, no nível de atividade física de idosas e suas percepções sobre a participação no Projeto InformAÇÃO. Participaram 60 idosas, selecionadas de forma não aleatória, divididas em três grupos: Intervenção Física (F1; n = 20); Intervenção Física e Educação em Saúde (F2; n = 20); apenas Educação em Saúde (A1; n = 20). Na intervenção física foram realizados exercícios multifuncionais, duas vezes na semana com duração de 50 minutos cada dia. As palestras da intervenção de educação em saúde foram realizadas uma vez por semana com duração de 1 hora e meia. Antes e após as 12 semanas de intervenções, avaliou-se a aptidão física (agilidade e equilíbrio dinâmico – TUG; coordenação – COO; força de membros superiores e inferiores – FMS e FMI; flexibilidade – FLEX; e teste de caminhada – TC6), nível de atividade física (Questionário Internacional de Atividade Física – IPAQ) e percepção sobre o projeto por meio do Grupo Focal. Utilizou-se Generalized Estimating Equations, com post hoc de Bonferroni (α = 0,05); delta absoluto para análise do IPAQ; Grupo Focal por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático. Todos os grupos melhoraram o desempenho no TUG, FMI, FMS e T6M sem diferença entre os grupos. A COO melhorou em F2 e A1, enquanto o F1 apresentou uma manutenção. A FLEX apresentou manutenção ao longo do tempo. O tempo de atividade física geral apresentou uma tendência de aumento nos grupos F1 e F2 e de diminuição no grupo A1. Pela análise do grupo focal, todos os grupos chegaram à conclusão de que o projeto pode ser efetivo para a mudança de comportamento em diferentes níveis. O Projeto InformAÇÃO foi efetivo para a melhora da aptidão funcional e para o aumento do nível de atividade física, bem como, demonstrou percepções positivas em relação a mudança de comportamento. Maiores benefícios parecem ser verificados com a inclusão da prática de exercício físico sistemático.
Palavras-chave: Serviços de Saúde para Idosos
Health Services for the Aged
Envelhecimento
Aging
Educação em Saúde
Health Education
Exercício
Exercise
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Victor Rodholfo de Oliveira. Aptidão funcional, nível de atividade física e percepções da participação de idosas após intervenção de exercício físico e de educação em saúde. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34764
Data de defesa: 18-Jun-2021
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