Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34733
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPaula, Daniel Pires de-
dc.date.accessioned2022-04-13T17:33:56Z-
dc.date.available2022-04-13T17:33:56Z-
dc.date.issued2021-07-20-
dc.identifier.citationPAULA, Daniel Pires de. O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão. 2021. 114 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.312pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34733-
dc.description.abstractThis work aims to unveil Sérgio Assad's technical and musical procedures present in his classical guitar transcriptions, based on the works by Ernesto Nazareth that make up the musical score album The music of Ernesto Nazareth. Such research was carried out by comparative analysis of scores, as well as recordings of the works, resources that allowed us to identify and systematize the procedures, supported by the theoretical foundations of Flávia Pereira about musical re-elaboration and concepts related to the classical guitar idiomatism by Fábio Scarduelli and Sérgio Ribeiro. In the course of our proposal, we noticed a considerable freedom towards Nazareth's writing, but which final result preserves similar effects to the original ones, or even new effects, giving new meaning to the relations of contrasts between sections in some of the works. After a contextualization of musical re-elaboration, the reader will find an overview of the categories of procedures pervading the entire album, as well as specific analyzes of three representative works, which also illustrate how Assad uses his solutions.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSérgio Assadpt_BR
dc.subjectErnesto Nazarethpt_BR
dc.subjectAnálise Musicalpt_BR
dc.subjectTranscriçãopt_BR
dc.subjectIdiomatísmopt_BR
dc.subjectMusical analysispt_BR
dc.subjectTranscriptionpt_BR
dc.subjectIdiomatismpt_BR
dc.titleO Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violãopt_BR
dc.title.alternativeSérgio Assad's Ernesto Nazareth: a study of guitar re-elaboration procedurespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Orosco, Maurício Tadeu dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3268304397002139pt_BR
dc.contributor.referee1Barreiro, Daniel Luís-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9231522389312679pt_BR
dc.contributor.referee2Scarduelli, Fabio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5068745211460296pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5431987838433754pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo desvendar os procedimentos técnicos e musicais de Sérgio Assad presentes em suas transcrições para o violão a partir das obras de Ernesto Nazareth que compõem o álbum de partituras The music of Ernesto Nazareth. Tal pesquisa se deu via análise comparativa de partituras, bem como de gravações das obras, recursos estes que permitiram identificar e sistematizar os procedimentos, amparados pelos fundamentos teóricos de Flávia Pereira acerca de reelaboração musical e conceitos relativos ao idiomatismo violonístico de Fábio Scarduelli e Sérgio Ribeiro. No percurso de nossa proposta, percebemos uma considerável liberdade para com a escrita de Nazareth, mas cujo resultado final preserva efeitos análogos aos originais, ou mesmo novos efeitos, ressignificando as relações de contrastes entre seções em algumas das obras. Após uma contextualização sobre reelaboração musical, o leitor encontrará um panorama de categorias de procedimentos permeando todo o álbum, bem como a análise específica de três obras representativas que ilustram também como Assad emprega suas soluções.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.sizeorduration114pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.312pt_BR
dc.orcid.putcode111444077-
dc.crossref.doibatchid1ffadd9b-93a5-45d7-a4d5-719e980bfb72-
dc.subject.autorizadoMúsicapt_BR
dc.subject.autorizadoViolão - partituraspt_BR
dc.subject.autorizadoTeoria musical - Brasil - Séc. XXpt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ErnestoNazarethDe.pdf6.66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.