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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34683
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Beserra, Carolina de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-11T23:45:25Z | - |
dc.date.available | 2022-04-11T23:45:25Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-22 | - |
dc.identifier.citation | BESERRA, Carolina de Souza. Acervo fotográfico como fonte documental: análises dos bens ferroviários em Araguari/MG. 2021. 74 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5309. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34683 | - |
dc.description.abstract | Some structures remaining from the railways in the city of Araguari located in the Triângulo Mineiro, considered to be one of the largest railway junctions, were vastly represented in photographs. Some no longer exist in their formal completeness, other structures are occupied with new uses outside the railway context, in addition to those that remain unusable due to time and neglect. This research takes photography not only as the materialization of memory and imagination, but also as a document, historical source and starting point to reflect on the donation and recognition of the value of railway goods inherited by transport in the city. The objective of the research is to recognize and reveal the limits and possibilities of using the Photographic Collection of the Municipal Public Archive and Museum “Dr. Calil Porto” as testimonial document and material support of local memory, to identify and interpret the remaining elements of the railway heritage in Araguari. It is known that structural losses and the current state of conservation of railway assets are the result of constant changes experienced by society, including the encouragement of the automobile industry, urban restructuring processes, industrialization and deindustrialization, deactivation of Rede Ferroviária Federal SA and consequent late awakening of interest in the preservation of railway heritage. The central question of the dissertation is to understand, therefore, to what extent do the photographs in the collection convey the recognition of value and elucidate all these processes? As a theoretical and methodological basis, concepts and theories about the railway industrial heritage will be raised, photography as a document, photography and memory, recognition of the Araguari railway complex and a survey of the photographic collection of the aforementioned Public Archive, considered a historical and cultural center of the municipality. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Araguari | pt_BR |
dc.subject | Araguari | pt_BR |
dc.subject | acervo fotográfico | pt_BR |
dc.subject | photographic collection | pt_BR |
dc.subject | documento | pt_BR |
dc.subject | document | pt_BR |
dc.subject | memória | pt_BR |
dc.subject | memory | pt_BR |
dc.subject | bens ferroviários | pt_BR |
dc.subject | railway goodS | pt_BR |
dc.title | Acervo fotográfico como fonte documental: análises dos bens ferroviários em Araguari/MG | pt_BR |
dc.title.alternative | Photographic collection as a documentary source: analysis of railway assets in Araguari/MG | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Marco Antonio Pasqualini de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4236535095408406 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Geribello, Denise Fernandes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2344660444258617 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Freire, Maria Emília Lopes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1869034492555177 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3385988620200132 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O processo de construção e desenvolvimento das ferrovias brasileiras em especial a cidade de Araguari localizada no Triângulo Mineiro considerado como um dos maiores entroncamentos ferroviários nacionais, foi vastamente representado em documentos históricos, como as fotografias. Algumas não mais existem em sua completude formal, outras estruturas são ocupadas com novos usos fora do contexto ferroviário, além das que permanecem inutilizadas a mercê do tempo e do descaso. A presente pesquisa toma a fotografia não só como a materialização da memória e do imaginário, mas também como documento, fonte histórica e ponto de partida para refletir sobre a doação e reconhecimento de valor dos bens ferroviários herdados pelo transporte na cidade. O objetivo da pesquisa é reconhecer e revelar os limites e possibilidades do uso do Acervo Fotográfico do Arquivo Público Municipal e Museu “Dr. Calil Porto” como documento testemunhal e suporte material da memória local, para identificar e interpretar os elementos remanescentes do patrimônio ferroviário em Araguari. Sabe-se que as perdas estruturais e o atual estado de conservação dos bens ferroviários são fruto das constantes transformações vividas pela sociedade, dentre elas o incentivo a indústria automobilística, processos de reestruturação urbana, de industrialização e desindustrialização, desativação da Rede Ferroviária Federal S.A. e consequente despertar tardio do interesse pela preservação do patrimônio ferroviário. A questão central da dissertação é compreender, portanto, até que ponto as fotografias do acervo transmitem o reconhecimento de valor e elucidam todos estes processos? Como embasamento teórico e metodológico serão levantados conceitos e teorias sobre o patrimônio industrial ferroviário, a fotografia como documento, fotografia e memória, reconhecimento do complexo ferroviário de Araguari e levantamento do acervo fotográfico do aludido Arquivo Público, considerado polo histórico e cultural do município. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.sizeorduration | 74 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5309 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 111282974 | - |
dc.crossref.doibatchid | 1ffadd9b-93a5-45d7-a4d5-719e980bfb72 | - |
dc.subject.autorizado | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Memória - Araguari (MG) | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Ferrovias - História - Araguari (MG) | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo |
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