Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34661
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4243-5195
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Avaliação do grau de criticidade dos equipamentos médico-hospitalares em uso num Hospital da Região de Catanduva - SP
Autor(es): Santos, Guilherme
Primeiro orientador: Tavares, José Jean Paul Zanlucchi de Souza
Primeiro membro da banca: Milagre, Selma
Segundo membro da banca: Moura, Ricardo
Resumo: O gerenciamento dos equipamentos presentes em um Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS) fica a cargo do setor de Engenharia Clínica, no qual dentre suas atividades está a gestão dos processos de manutenção. O principal foco da gestão da manutenção é prover equipamentos com alto grau de disponibilidade e confiáveis durante sua utilização. Entretanto, tal gestão se torna dificultosa em instituições com grande número de equipamentos e de setores, podendo acarretar em um fluxo desordenado de atendimento para manutenções corretivas. A falta de critérios durante os atendimentos pode ocasionar no aumento do tempo de parada de um equipamento crítico à empresa, ocasionando perda de receitas e até mesmo danos aos pacientes. Portanto, com base nesse contexto, o presente trabalho possui como objetivo calcular o grau de criticidade dos equipamentos de saúde em uso no hospital localizado na região de Catanduva –SP. A metodologia empregada utiliza como base a RDC n° 185/2001, no qual os equipamentos são classificados quanto a sua função, risco de acidente e grau de importância ABC, sendo que cada critério de classificação recebe uma pontuação específica. A partir do somatório das pontuações os equipamentos foram classificados dentre três níveis de criticidade (baixa, média e alta). Por meio dos níveis de criticidade foi possível definir um tempo máximo para que o atendimento de manutenções corretivas ocorra, onde os equipamentos com maior grau de criticidade terão prioridade sobre os demais. Além de otimizar o fluxo de atendimento, a análise da distribuição da criticidade pelas famílias de equipamentos e setores do hospital permitiu ao setor de Engenharia Clínica otimizar a realização de vistorias de rotina, direcionando os recursos para os setores com maior número de equipamentos críticos. Portando, conclui-se que o cálculo do grau de criticidade é uma ferramenta bastante útil para otimizar e priorizar o fluxo de atendimento, além de fornecer métricas importantes para a definição de onde recursos podem ser alocados dentro da instituição.
Palavras-chave: Engenharia clínica
Criticidade
Manutenção
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Guilherme Rossin Gervasio. Avaliação do grau de criticidade dos equipamentos médico-hospitalares em uso num Hospital da Região de Catanduva - SP. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34661
Data de defesa: 24-Mar-2022
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Biomédica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliaçãoGrauCriticidade.pdfTCC1.96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons