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dc.creatorGonçalves, Luísa Guimarães-
dc.date.accessioned2022-04-08T18:43:23Z-
dc.date.available2022-04-08T18:43:23Z-
dc.date.issued2022-03-23-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Luísa Guimarães. A produção discursiva do cinema nacional em contraposição aquela gerada pelo governo bolsonaro como uma construção de identidade externa. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34644-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectProdutor de discursospt_BR
dc.subjectCinema nacionalpt_BR
dc.titleA produção discursiva do cinema nacional em contraposição aquela gerada pelo governo bolsonaro como uma construção de identidade externapt_BR
dc.title.alternativeDiscursive production of national cinema in contrast to that generated by the Bolsonaro Governmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Selis, Lara Martim Rodrigues-
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dc.contributor.referee1Neves Junior, Edson-
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dc.contributor.referee2Xavier, Erwin Pádua-
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dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNa presente pesquisa o cinema será tanto alvo de uma leitura histórica - centrada no desenvolvimento de sua indústria - como também de um engajamento interpretativo, por meio do qual a natureza narrativa da obra cinematográfica ganha destaque. Sobre essa última, assume-se a perspectiva estética de Shapiro (2019), para que um filme possa ser entendido como um produtor de discursos, os quais, por sua vez, influenciam e constituem transformações reais. Portanto, um filme é capaz de não só retratar a realidade, mas também gerar reflexões críticas no espectador pela forma com que a narrativa é contada. Não se trata, portanto, de um veículo de representação objetivo ou mesmo desconectado do jogo social. Pelo contrário, os filmes integram nossa sociabilização, atuando nos processos de identificação e reconhecimento individual e coletivo. Nesta pesquisa, abordaremos brevemente a história do cinema brasileiro, como forma de compreender e analisar as suas produções contemporâneas. Com esse primeiro movimento, abrimos terreno para uma discussão mais central focada em como o cinema nacional é capaz de atuar como agente produtor de discursos que, não raro, contrapõem-se aos discursos promovidos pelos atores políticos do Estado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseRelações Internacionaispt_BR
dc.sizeorduration49pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.embargo2022-04-06-
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