Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34589
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5881-9057
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Métodos de construção de curvas de sítio e suas implicações na prognose da produção de povoamentos de Eucalyptus sp.
Autor(es): Xavier, Laura Vieira
Primeiro orientador: Miranda, Rodrigo Otávio Veiga de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Renata Reis de
Segundo membro da banca: Soares, Álvaro Augusto Vieira
Resumo: Objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do índice de sítio obtido por diferentes métodos na produção volumétrica de povoamentos clonais de Eucalyptus sp. Informações de 167 unidades amostrais permanentes de forma circular foram utilizadas, provenientes de inventário florestal contínuo com repetição total, conduzidos em plantios de híbridos de Eucalyptus grandis e Eucalyptus urophylla, com área útil por planta de 9 m², localizada na região nordeste do estado da Bahia idades variando de 27 a 78 meses. Para representar e estimar a relação da altura dominante e idade foram ajustados os modelos de Schumacher, Chapman - Richards, Clutter - Jones e Mitscherlich, selecionando o melhor para a determinação da capacidade produtiva por meio de quatro métodos: curvaguia (CG), equação das diferenças curvas anamórficas (EDCA), equação das diferenças curvas anamórficas (EDCP) e predição dos parâmetros (PP). As estatísticas utilizadas para a avaliação das equações obtidas foram o coeficiente de determinação ajustado (R²ajust), erro padrão da estimativa relativo (Syx%) e a análise gráfica dos resíduos (Res%). O nível de significância α adotado na regressão e significância dos coeficientes foi de 5% (p-valor ≤ 0,05). O realismo biológico do modelo de Clutter foi verificado por meio da análise dos sinais nas equações ajustadas. O modelo selecionado também foi utilizado para a modelagem da produção. O modelo biológico de Chapman-Richards apresentou resultados superiores aos demais modelos testados. As curvas de sítio construídas por este modelo foram adequadas para a classificação de sítios Eucalyptus grandis e Eucalyptus urophylla da região Nordeste da Bahia. Os métodos da curva-guia e equação das diferenças para curvas anamórficas se mostraram ligeiramente superiores dentre os avaliados. O modelo de produção de Clutter foi adequado na obtenção das estimativas de volume e área basal, fornecendo valores coerentes do ponto de vista estatístico e biológico para os métodos avaliados, exceto para a equação das diferenças para curvas polimórficas. O método de construção de curvas de índice de sítio não influenciou as estimativas de produção de volume.
Palavras-chave: Curvas de sítio
Modelagem florestal
Produção florestal
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::MANEJO FLORESTAL
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::MANEJO FLORESTAL::ADMINISTRACAO FLORESTAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: XAVIER, Laura Vieira. Métodos de construção de curvas de sítio e suas implicações na prognose da produção de povoamentos de Eucalyptus sp. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34589
Data de defesa: 18-Mar-2022
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Florestal (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MetodosConstrucaoCurva.pdfTCC2.12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons