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dc.creatorBarbar, George Dechichi-
dc.date.accessioned2022-04-06T17:04:58Z-
dc.date.available2022-04-06T17:04:58Z-
dc.date.issued2022-03-25-
dc.identifier.citationBARBAR, George Dechichi. Fusão multimodal para visualização 3D de defeitos usando termografia infravermelha. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenheira Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34577-
dc.description.abstractAlong with the many advances in various fields of engineering, the demand for quality control of parts has increased. This need is directly related to reducing the risks of critical failures, unexpected stops in production lines and, consequently, greater safety, depending on the case analyzed. In order to make this control possible, some analysis techniques have been developed, from direct tests on the part to the quality of the final product. Infrared thermography (IRT) has stood out from other failure analysis techniques because it can provide internal (subsurface) structural information about the part while being nondestructive and fast. However, its result is a 2D image and can be difficult to interpret. To facilitate the interpretation of the results, the present work aimed to present a multimodal fusion analysis method, based on the thermographic image and on a 3D model of the part. Therefore, the 3D modeling of the part in a \textit{software}, the projection of its points on the plane, according to the referential of the camera used in the thermographic test, and subsequent correlation between the projection and the thermography data were performed. In this way, it was concluded that multimodal fusion is an interesting technique to be applied and that it can be of great help for the structural analysis of the part.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTermografia infravermelhapt_BR
dc.subjectInfrared thermographypt_BR
dc.subjectEnsaio não destrutivopt_BR
dc.subjectNon-destructive Testpt_BR
dc.subjectFalhas subsuperficiaispt_BR
dc.subjectSubsurface crackspt_BR
dc.subjectFusão multimodalpt_BR
dc.subjectMultimodal fusionpt_BR
dc.titleFusão Multimodal para Visualização 3D de Defeitos Usando Termografia Infravermelhapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Henrique Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2439055005598269pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Henrique Coelho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2439055005598269pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Ana Marta de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3522162933152053pt_BR
dc.contributor.referee3Andrade, João Rodrigo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633955382225394pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoCom os diversos avanços nos mais variados campos da engenharia, a demanda pelo controle da qualidade das peças aumentou. Tal necessidade tem relação direta com a redução dos riscos de falhas críticas, de paradas inesperadas nas linhas de produção e, consequentemente, maior segurança, a depender do caso analisado. Para possibilitar ter esse controle, algumas técnicas de análise foram desenvolvidas, desde testes diretos na peça até mesmo na qualidade do produto final. A termografia infravermelha (IRT) se destacou frente às demais técnicas de análise de falha, visto que consegue fornecer informações estruturais internas da peça (subsuperficiais) e ser não destrutiva e rápida. Contudo, seu resultado é uma imagem 2D e pode ser de difícil interpretação. Para facilitar a interpretação dos resultados, o presente trabalho teve como objetivo apresentar um método de análise por fusão multimodal, com base na imagem termográfica e em um modelo 3D da peça. Dessa maneira, foram feitas a modelagem 3D da peça, a projeção de seus pontos no plano, respeitando o referencial da câmera utilizada no teste termográfico, e posterior correlação entre a projeção e os dados da termografia. Assim, foi possível concluir que a fusão multimodal é uma técnica interessante para ser aplicada e que pode ser de grande auxílio para a análise estrutural da peça.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration47pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::TRANSFERENCIA DE CALORpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpt_BR
dc.orcid.putcode111079381-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecânica

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