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dc.creatorAndrade, Nathalia Alves Lemes Arruda de-
dc.date.accessioned2022-04-05T12:27:56Z-
dc.date.available2022-04-05T12:27:56Z-
dc.date.issued2022-03-25-
dc.identifier.citationANDRADE, Nathalia Alves Lemes Arruda de. A imperatriz do blues: Bessie Smith (1894-1937) e o espaço de produção feminina de blues no século XX. 2022. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34517-
dc.description.abstractThis research aspires to work the blues in a ‘historicized’ way, conceiving it as an expression or representation of African American subjects in the United States in the decades after the process of abolition of slavery as a legal system of work. In doing so, however, it is based on an intersectional perspective, rescuing the black female experience of the blues from the songs of Bessie Smith, emblematic name of the genre, in order to understand, through the representations manifested in the analyzed lyrics, how the dynamics of these intersectional violences of race, gender and class in the United States of the beginning of the 20th century worked, what were their mechanisms and limits, how this segregated black community not only dealt with it, but also how they thought about it and acted within it, using the blues as a parameter.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentaçõespt_BR
dc.subjectRepresentationspt_BR
dc.subjectBluespt_BR
dc.subjectBluespt_BR
dc.subjectBessie Smithpt_BR
dc.subjectBessie Smithpt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectRacept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.titleA imperatriz do blues: Bessie Smith (1894-1937) e o espaço de produção feminina de blues no século XXpt_BR
dc.title.alternativeThe Empress of the Blues: Bessie Smith (1894-1937) and the space of female blues production in the 20th centurypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Ivete Batista da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3852618590034600pt_BR
dc.contributor.referee1Spini, Ana Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3188333917470405pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro Jr., Florisvaldo Paulo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8068581587738031pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa em questão aspira trabalhar o blues de modo ‘historicizado’, concebendo-o enquanto expressão ou representação das vivências dos sujeitos afro americanos dos Estados Unidos nas décadas posteriores ao processo de abolição da escravidão como sistema legal de trabalho. Ao fazer isso, entretanto, fundamenta-se em uma perspectiva interseccionada, resgatando a experiência feminina negra do blues a partir das canções de Bessie Smith, nome emblemático do gênero, para entender, por meio das representações manifestadas nas letras analisadas, como funcionava a dinâmica dessas violências interseccionais de raça, gênero e classe nos Estados Unidos do início do século XX, quais eram os seus mecanismos e limites, como essa comunidade negra segregada não apenas lidava com ela, mas, também, como pensava sobre ela e agia dentro dela, usando como parâmetro o blues.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration95pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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