Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34475
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Juliana Chiquito-
dc.date.accessioned2022-03-31T18:32:04Z-
dc.date.available2022-03-31T18:32:04Z-
dc.date.issued2022-02-02-
dc.identifier.citationSOUZA, Juliana Chiquito e. Proposta de adequação da área de departamento pessoal em uma microempresa do setor de contabilidade buscando a certificação ISO 9001:2015. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34475-
dc.description.abstractThe demand for obtaining the ISO 9001:2015 certificate increases every day, as it helps companies of all sizes and areas to compete, creating a Quality Management System. With this, the search for continuous improvement can be carried out through procedures aimed at improving a department within the company, to then reduce resistance to changes, bureaucracy and increase communication between internal and external customers. Based on these ideas, a method for implementing the quality management system was created by Carpinetti and Gerolamo (2016), which is divided into five stages in which (1) the business situation is diagnosed, (2) the needs and the team are listed. responsible, (3) performs the theoretical part of the project, (4) implements the system, (5) performs ISO 9001:2015 audit and certification. The microenterprise studied is an accounting office located in a city in the interior of São Paulo, which is interested in obtaining certification regarding the payroll service, carried out by the personnel department, and, therefore, the objective of this work is to prepare the company for the implantation, through the analysis of the processes and planning of responsible actions. Through an exploratory case study applied research, as it analyzes the points of view of the employees involved and explains the cause of the events. Finally, it was possible to identify that the company has the capacity to obtain certification in the chosen service, if it aims at the suggested improvements and overcome the difficulties.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectISO 9001:2015pt_BR
dc.subjectISO 9001:2015pt_BR
dc.subjectSistema de gestão da qualidadept_BR
dc.subjectQuality management systempt_BR
dc.subjectMelhoria contínuapt_BR
dc.subjectContinuous improvementpt_BR
dc.subjectFolha de pagamentopt_BR
dc.subjectPayrollpt_BR
dc.titleProposta de adequação da área de departamento pessoal em uma microempresa do setor de contabilidade buscando a certificação ISO 9001:2015pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Penteado, Ricardo Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3975026202649430pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Luís Fernando Magnanini de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9522305814931992pt_BR
dc.contributor.referee2Castillo , Lúcio Abimael Medrano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2334229768018371pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA demanda para a obtenção do certificado ISO 9001:2015 aumenta a cada dia, visto que auxilia na competitividade das empresas de todos os tamanhos e áreas, criando um Sistema de Gestão da Qualidade. Com isso, a busca pela melhoria contínua pode ser realizada através de procedimentos destinados a aprimorar um departamento dentro da empresa, para então diminuir a resistência a mudanças, a burocracia e aumentar a comunicação entre clientes internos e externos. A partir dessas ideias um método de implementação do sistema de gestão de qualidade foi criado por Carpinetti e Gerolamo (2016), que é dividido em cinco etapas em que se (1) diagnostica a situação empresarial, (2) lista as necessidades e a equipe responsável, (3) realiza a parte teórica do projeto, (4) implanta o sistema, (5) realiza auditoria e certificação ISO 9001:2015. A microempresa estudada é um escritório de contabilidade localizado em uma cidade no interior de São Paulo, que está interessado em obter a certificação referente ao serviço de folha de pagamento, realizado pelo departamento pessoal, e, com isso, o objetivo desse trabalho é preparar a empresa para a implantação, através da análise dos processos e planejamento de ações responsórias. Por meio de uma pesquisa aplicada de estudo de caso com caráter exploratório, visto que analisa os pontos de vistas dos funcionários envolvidos e explica a causa dos acontecimentos. Por fim, foi possível identificar que a empresa tem capacidade para conseguir a certificação no serviço escolhido, se visar as melhorias sugeridas e superar as dificuldades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia de Produçãopt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.orcid.putcode110841240-
Appears in Collections:TCC - Engenharia de Produção (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PropostaAdequaçãoÁrea.pdf752.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons