Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34446
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8006-8317
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2024-03-16
Título: Detecção molecular e fenotípica do perfil de resistência aos β-lactâmicos e colistina de Salmonella spp. isoladas de swabs de propé de aviários de corte
Título(s) alternativo(s): Molecular and phenotypic detection of Salmonella spp. isolated in the State of São paulo
Autor(es): Leonardo Franceschine1; Paula Fernanda de Sousa Braga1; Guilherme Paz Monteiro1, Belchiolina Beatriz Fonseca1
Primeiro orientador: Fonseca, Belchiolina Beatriz
Primeiro membro da banca: Dra. Eliane Pereira Mendonça
Segundo membro da banca: Ma Patrícia Giovana Hoepers
Resumo: Objetivou-se analisar 19 isolados de Salmonella spp., oriundos de swabs de propé no Estado de São paulo, pela tipificação e análise de detecção de genes de resistência associados as ESBLS(extended spectrum Beta lactamase),AMPC(cefalosporinases do tipo C) e carbapenamases por técnicas molecular e fenotípica. Para identificção do sorotipo isolado utilizou-se uma plataforma de PCR microarrays (Check and Trace, Check points). Após a tipificação, os isolados foram avaliados quanto a identificação de genes carbapenemase, MCR 1-2 (resistência a colistina), AmpC (Cefalosporinase do tipo C) e ESBL’s (resistência às β-lactamases). Para identificação fenotípica de resistência a antibióticos, foi avaliado a minimal inhibitory concentration (MIC) para os antibióticos meropenem, amoxicilina e ceftriaxona. Os sorotipos identificados mais prevalentes foram S. Infantis e S. Saintpaul, ambos com prevalência de 15,07% (3/19). As demais cepas identificadas foram: S. Cerro, S. Sandiego, S. Kentucky, S. Alachua, S. Javiana, S. Livingstone, S. Typhimurium, S. Heidelberg, Salmonella não entérica e uma Salmonella não tipificável pelo kit de tipificação. Todas as amostras tiveram resultado negativo para identificação de genes de resistência carba, MCR, ESBL e AmpC. No perfil fenotípico, o meropenem se mostrou o menos resistente, enquanto a amoxicilina e a ceftriaxona apresentaram alto padrão de resistência. Os resultados mostram que a resistência fenotípica não está associada a presença de genes de resistência aqui pesquisados. Além disso, as bactérias resistentes encontradas no MIC possuem mecanismos de resistência não associados aos genes aqui estudados. Medidas adicionais devem ser implantadas para evitar o uso indiscriminado de agentes antimicrobianos de forma terapêutica ou como promotores de crescimento.
Palavras-chave: Antimicrobial
Broiler
Carbapenemase
ESBL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FRANCESCHINI, Leonardo Felipe. Detecção molecular e fenotípica do perfil de resistência aos β-lactâmicos e colistina de Salmonella spp. isoladas de swabs de propé de aviários de corte. 2022. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34446
Data de defesa: 16-Mar-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Avícolas (Especialização)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DetecçãoMolecularFenotípica.pdf1.08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.