Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34413
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Cobertura de polietileno e fontes de adubo podem reduzir a infestação de bicho-mineiro e ácaro- vermelho em cafeeiro?
Autor(es): Mundim Oliveira, Mariana
Primeiro orientador: Assis, Gleice Aparecida de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Vanessa Andaló Mendes de
Segundo membro da banca: Assis, Franscinely Aparecida de
Resumo: A cafeicultura vem crescendo cada vez mais no Brasil e diante disso tecnologias são desenvolvidas constantemente para obtenção de maiores produtividades, com redução dos impactos ambientais e melhoria da qualidade do produto. Nesse contexto, vem sendo estudado o efeito do mulching de polietileno na cultura cafeeira, o qual apresenta respostas promissoras no controle de plantas daninhas e na eficiência do uso da água. A fonte de adubo também pode influenciar no rendimento da lavoura e no estado nutricional do cafeeiro, conferindo maior ou menor suscetibilidade a pragas e doenças. O objetivo com a realização desse trabalho foi avaliar a incidência de bicho-mineiro e ácaro-vermelho em cafeeiro em função do uso do mulching de polietileno e adubo de liberação controlada e convencional. A pesquisa foi realizada na área experimental da Universidade Federal de Uberlândia – Campus Monte Carmelo, Minas Gerais, com a cultivar IPR 100, no delineamento em blocos casualizados com quatro blocos. Cada parcela foi composta por 10 plantas, sendo útil as seis plantas centrais. O experimento apresentou, no total, 24 parcelas e 144 plantas úteis. Foram testados os seguintes tratamentos: T1 - mulching dupla face branco/preto com adubo convencional; T2 – mulching dupla face branco/preto com adubo de liberação controlada; T3 – mulching dupla face prata/preto com adubo convencional; T4 – mulching dupla face prata/preto com adubo de liberação controlada; T5 – Sem mulching com adubo convencional; T6 – Sem mulching com adubo de liberação controlada. As avaliações foram efetuadas quinzenalmente nas plantas centrais de cada parcela nos meses de julho de 2020 a dezembro de 2020, mediante a constatação da presença ou ausência de lagartas de bicho-mineiro e ácaro-vermelho, ambos vivos, em um par de folhas da planta localizado no terço médio do cafeeiro. Os picos de densidade populacional para bicho-mineiro foram registrados no período de julho a outubro de 2020, e para ácaro-vermelho no mês de agosto, devido às condições de baixa umidade relativa do ar e precipitação. A utilização do mulching dupla face branco/preto ou a ausência de cobertura plástica proporcionam menor atratividade do bicho-mineiro do cafeeiro. Além disso, não há influência das fontes de adubo na incidência de bicho-mineiro e do ácaro-vermelho em lavouras cafeeiras na região do Cerrado Mineiro.
Palavras-chave: cafeicultura, mulching de polietileno, fertilização, repelência, Leucoptera coffeella, Oligonychus ilicis.
culture of coffee production, polyethylene mulching, fertilization, repellency, Leucoptera coffeella, Oligonychus ilicis.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MUNDIM, Mariana Oliveira. Cobertura de polietileno e fontes de adubo podem reduzir a infestação de bicho-mineiro e ácaro- vermelho em cafeeiro?. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34413
Data de defesa: 17-Mar-2022
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CoberturaPolietilenoFontes.pdf1.38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.