Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34398
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCicelini, Gabriel-
dc.date.accessioned2022-03-29T16:03:41Z-
dc.date.available2022-03-29T16:03:41Z-
dc.date.issued2022-02-25-
dc.identifier.citationCICELINI, Gabriel. Numerical and experimental analysis of the flow over an eVTOL concept. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34398-
dc.description.abstractVehicles called eVTOLs (electric vertical take-off and landing vehicles) promise to be the future of urban transport of people and products. Companies from different countries study and develop their own models, always prioritizing energy efficiency and aerodynamics. This work presents an analysis of some of the most promising concepts under development, as well as the proposal of a new layout based on the most advantageous characteristics of the existing models, followed by a numerical and experimental study of the flow around this new concept. Simulations are implemented using Navier-Stokes equations (RANS) in the Ansys software with the two-equation realizable k-ε turbulence model; the mesh is constructed of tetrahedral elements. The proposed layout was built in CAD software and scale printed in a 3D printer. The 1:27 scale model was placed in the wind tunnel, returning data regarding lift, drag and air pressure, which are later compared with the numerical results. The computational solution is prepared for the reduced model, at lower relative air speeds, around 20 meters per second, consistent with the flight of an eVTOL. The similarity of the numerical results with the experimental ones is discussed, obtaining a good level of coherence between the two test approaches. This work aims to serve as a reference for future analysis in the area of eVTOLs. Thus, a more detailed study of numerical setup (mesh and solver) and the application of other experimental routines is recommended. The investigation of the effects of changes in geometry, as well as the proposal of new designs and concepts, are suggested for the next steps.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAeronave elétricapt_BR
dc.subjectElectric aircraftpt_BR
dc.subjectCADpt_BR
dc.subjectCFDpt_BR
dc.subjectTúnel de ventopt_BR
dc.subjectWind tunnelpt_BR
dc.subjectExternal aerodynamicspt_BR
dc.subjectAerodinâmica externapt_BR
dc.subjecteVTOLpt_BR
dc.titleNumerical and experimental analysis of the flow over an eVTOL conceptpt_BR
dc.title.alternativeAnálise numérica e experimental do escoamento sobre um eVTOL conceitopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Odenir de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8197975215358295pt_BR
dc.contributor.referee1Venson, Giuliano Gardolinski-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7831693644209178pt_BR
dc.contributor.referee2Morais, Tobias Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1662045974941011pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3782254335394107pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs veículos denominados eVTOLs (veículos elétricos de decolagem e pouso vertical) prometem ser o futuro do transporte urbano de pessoas e mercadorias. Empresas de diversos países atualmente estudam e desenvolvem seus próprios modelos, sempre priorizando eficiência energética e aerodinâmica. Este trabalho apresenta uma análise de alguns dos conceitos mais promissores em desenvolvimento, bem como a proposta de um novo layout baseado nas características mais vantajosas dos modelos já existentes, seguido de um estudo numérico e experimental do escoamento ao redor deste novo conceito. Simulações são implementadas utilizando as equações de Navier-Stokes médias (RANS) no software Ansys com o modelo de turbulência k-ε realizable de duas equações; a malha é constituída de elementos tetraédricos. O layout proposto foi construído em software CAD e impresso em escala, em impressora 3D. O modelo em escala de 1:27 foi colocado no túnel de vento, retornando dados referentes à sustentação, arrasto e pressão aerodinâmica, que posteriormente são comparados com os resultados numéricos. A solução computacional é preparada para o modelo reduzido, em velocidades relativas do ar mais baixas, em torno de 20 metros por segundo, coerentes com o voo de um eVTOL. A similaridade dos resultados numéricos com os experimentais é discutida, obtendo-se um bom nível de coerência entre as duas abordagens de ensaio. Este trabalho visa servir como referência para análises futuras na área de veículos do tipo eVTOL. Desse modo, um estudo mais detalhado de setup numérico (malha e solver) e a aplicação de outras rotinas experimentais é recomendado. A investigação dos efeitos de modificações na geometria, bom como a proposta de novos designs e conceitos, são sugeridas para as próximas etapas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration84pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::AERODINAMICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NumericalExperimentalAnalysis.pdfDissertação ou Tese27.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons