Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34397
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Enquanto uns choram outros vendem lenços: indicadores econômico-financeiros das empresas do setor de Tecnologia da Informação
Autor: Santos, Thiago Cardoso Lacerda
Primer orientador: Miranda, Gilberto José
Primer miembro de la banca: Blind Review
Segundo miembro de la banca: Blind Review
Resumen: A pandemia do COVID-19 trouxe consigo um colapso na saúde mundial, uma retração na economia, e todos os setores foram afetados de alguma forma. O setor de Tecnologia da Informação é um dos que mais cresceram. Entre 2020 e 2021, onze empresas do ramo entraram na Bolsa de Valores brasileira (B3, 2021) e esse período de dois anos mostrou-se favorável para essas companhias. No entanto, pouco se sabe sobre o efetivo desempenho econômicofinanceiro destas, inclusive daquelas que tiveram IPO (oferta pública inicial) durante a pandemia. Assim, o objetivo geral é a análise do comportamento dos indicadores econômicofinanceiros das empresas de Tecnologia da Informação. Serão considerados os trimestres de 2018 a 2021, relativos à rentabilidade, liquidez e endividamento das mesmas, listadas na B3. Para isso, foi feita uma pesquisa de arquivo, com abordagem quantitativa e com caráter descritivo. Os dados foram coletados pela base de dados Economática, depois organizados e tabulados em planilhas para identificar se havia diferença estatisticamente significativa nas médias dos indicadores. Os testes não paramétrico Mann-Whitney mostraram que houve diferença estatística. Os indicadores demostraram que com a pandemia as empresas tiveram um aumento na sua capacidade financeira de pagamentos no curto e longo prazo, mas sinalizou que as empresas retiveram caixa para terem uma melhor performance operacional. Quanto à análise do comportamento das empresas que fizeram IPO, apontou-se que houve diferença estatística favoráveis nos indicadores das empresas que emitiram a oferta pública inicial, com uma alta capacidade de pagamentos de suas obrigações, bem como identificou-se que as empresas que têm adentrado no mercado acionário obtêm um maior retorno sobre o patrimônio líquido, o que também pode sinalizar gerenciamento de resultados. Conclui-se que as empresas do setor de Tecnologia da Informação durante a pandemia do COVID-19 o setor se mostrou sólido em meio à crise mundial.
Palabras clave: COVID-19
Indicadores Financeiros
IPO
Tecnologia da Informação
B3
Liqudez
Endividamento
Rentabilidade
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SANTOS, Thiago Cardoso Lacerda. Enquanto uns choram outros vendem lenços: indicadores econômico-financeiros das empresas do setor de Tecnologia da Informação. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34397
Fecha de defensa: 28-mar-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnquantoUnsChoram.pdfTCC = Trabalho de Conclusão de Curso773.52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons