Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34391
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2673-3125
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Classificação de lesões da cavidade bucal baseada em aprendizagem profunda em ambiente remoto
Autor(es): Carvalho, Rafael Henrique de Oliveira
Primeiro orientador: Nascimento, Marcelo Zanchetta do
Primeiro membro da banca: Miani, Rodrigo Sanches
Segundo membro da banca: Silva, Adriano Barbosa
Resumo: A displasia epitelial oral é um precursor relativamente comum do câncer de boca em que sua progressão para o câncer varia de 6% a 36%. Existem várias técnicas de imagem empregadas em seu diagnóstico. A análise histológica de imagens suportada pelos sistemas computacionais mostrou-se bastante eficaz no diagnóstico da doença. Neste trabalho, é apresentada uma abordagem para quantificar e classificar amostras de tecido bucal com uso de redes neurais convolucionais (AlexNet, Vgg16 e ResNet) e transferência de aprendizado. A transferência de aprendizado utilizada foi a baseada em rede, em que se emprega a reutilização de uma parte da rede pré-treinada no domínio da fonte, para aplicação no domínio destino. Devido ao tamanho do banco de imagens, aplicou-se uma etapa de aumento de dados para avaliar a acurácia das arquiteturas das redes. Definiu-se 30% das imagens, aleatoriamente selecionadas, para o grupo de teste e dentre 70% restantes, 90% ficariam para o grupo de treinamento e outros 10% para a validação. Ao final do treinamento obteve-se resultados relevantes, atingindo 96,56% de acurácia com a ResNet18 e 94,33% com a VGG16. Esse estudo ainda apresenta uma aplicação para dispositivos móveis para disponibilizar ao usuário um meio de classificar imagens histológicas. Essa aplicação é composta por um bot do Telegram e algoritmos em linguagem MatLab para as execução das CNNs. Levando em consideração o contexto pandêmico da COVID-19, esses resultados são considerados relevantes e essa abordagem pode ser útil como um protocolo que contribuirá na análise de diagnóstico de lesões da cavidade oral.
Palavras-chave: Telegram
Imagens histológicas
Cavidade oral
CNNs
Transferência de aprendizado
Dispositivos móveis
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CARVALHO, Rafael Henrique de Oliveira. Classificação de lesões da cavidade bucal baseada em aprendizagem profunda em ambiente remoto. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34391
Data de defesa: 15-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecatrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClassificaçãoLesõesCavidade.pdfTrabalho de Conclusão de Curso5.65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.