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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8220-5293
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Auditoria interna: uma avaliação das instituições federais do Triângulo Mineiro
Título(s) alternativo(s): Internal Audit: an assessment of federal institutions in the Triângulo Mineiro
Autor(es): Lima, Gabriela Maria Alves de
Primeiro orientador: Mendes Neto, Edilberto Batista
Primeiro membro da banca: "Blind Review", "Blind Review"
Segundo membro da banca: "Blind Review", "Blind Review"
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar de que forma as instituições de ensino federais do Triângulo Mineiro têm divulgado seus Relatórios de Auditoria Interna - RAINT. Por meio da metodologia descritiva, buscou-se descrever as principais características dos relatórios de auditoria interna publicados por tais instituições e estabelecer relações entre as variáveis. Quanto à coleta de dados utilizou-se da pesquisa documental, usando como base as publicações de três exercícios, 2018, 2019 e 2020. Haja vista que estas instituições recebem recursos públicos faz-se necessário a publicação de tais relatórios, conforme as exigências do TCU e CGU. Além disso, a auditoria interna tem como papel prestar auxílio às instituições a que estão vinculadas para que possam exercer o próprio controle interno de forma eficaz, auxiliando o gestor a alcançar os objetivos institucionais, reforçando assim a importância do papel exercido pela Auditoria Interna das Instituições de Ensino Federais do Triângulo Mineiro. Além disso, por meio dos relatórios de auditoria interna as instituições estabelecem as ações a serem realizadas, os recursos que a serem disponibilizados para tanto, além de estabelecerem áreas prioritárias a serem auditadas e também contém as recomendações dadas pelos órgãos de controle. Em geral, as instituições conseguem cumprir grande parte as ações previstas pelo RAINT, no entanto, ainda apresentam um processo de controle interno em fase de maturação, que ainda apresentam riscos para seus gestores, principalmente no que diz respeito ao cumprimento das recomendações.
Abstract: The present article aims to analyze how the federal educational institutions of the Triângulo Mineiro has disclosed their internal audit reports - RAINT. Through descriptive methodology, it was sought to describe the main characteristics of the internal audit reports published by such institutions and establish relationships among the variables. As for data collection, documentary research was used, using as a basis the publications of three fiscal years, 2018, 2019 and 2020. Since these institutions receive public resources, it is necessary to publish such reports, as required by the TCU and CGU. In addition, the internal audit has the role of providing assistance to the institutions to which they are linked so that they can exercise their own internal control effectively, helping the manager to achieve the institutional goals, thus reinforcing the importance of the role played by the Internal Audit of Federal Education Institutions of the Triângulo Mineiro. In addition, through the internal audit reports, the institutions establish the actions to be carried out, the resources to be made available for this, in addition to establishing priority areas to be audited and also contains the recommendations given by the control bodies. In general, the institutions are able to fulfill most of the actions provided for by RAINT, however, they still have an internal control process in a maturation phase, which still presents risks for their managers, especially with regard to the fulfillment of recommendations.
Palavras-chave: Auditoria interna
Instituições federais de ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LIMA, Gabriela Maria Alves de. Auditoria interna: uma avaliação das instituições federais do Triângulo Mineiro. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34343
Data de defesa: 21-Jan-2022
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