Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34332
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Doses de silício na produtividade e qualidade de fibra de algodão branco e colorido
Autor(es): Cascão, João Victor Montes Araujo
Primeiro orientador: Sousa, Larissa Barbosa de
Primeiro membro da banca: Cardoso, Daniel Bonifácio Oliveira
Segundo membro da banca: Medeiros, Luiza Amaral
Resumo: O algodoeiro é uma das principais commodities brasileiras atuais, e é de grande importância que seja feito seu manejo adequado aliado ao uso de novas tecnologias. A adubação com silício apresenta influência positiva no desenvolvimento de várias culturas de importância econômica, além de ser uma alternativa destacada pelos cotonicultores atuais, o que torna relevante o estudo das consequências que o elemento pode causar no algodão, tendo em vista seu baixo custo e sua provável interferência no aumento da produtividade e qualidade de fibra do algodoeiro. O experimento foi realizado a campo, na cidade de Uberlândia-MG, na safra 2018/2019. Foram avaliados três genótipos, sendo dois de fibra branca (UFU-C), (UFU-P), e um de fibra colorida (UFU-16), na população de 88.000 plantas por hectare e cinco doses de silício (0; 500; 1000; 1500 e 2000 kg ha-1 ). O experimento foi realizado em delineamentos de blocos casualizados, com três repetições. Para produtividade de fibra, os diferentes genótipos utilizados apresentaram resultados significativos para rendimento de pluma, já para a qualidade de fibra, os genótipos influenciaram estatisticamente todas as características avaliadas. Nenhuma dose de silicato teve resultados significativos em nenhuma das características observadas, porém todos os genótipos tiveram resultados estatisticamente significativos para as características de qualidade de fibra. Sendo assim, conclui-se que os diferentes genótipos expressam potencias diferentes para produtividade e qualidade de fibra, e que as doses utilizadas no experimento não obtiveram resultados significativos, já as diferentes cultivares de algodoeiro utilizadas se diferiram estatisticamente para o rendimento de pluma e todas as características de qualidade de fibra.
Palavras-chave: Fertilidade
Tecnologia
Silicato
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA::MELHORAMENTO VEGETAL
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::CIENCIA DO SOLO::FERTILIDADE DO SOLO E ADUBACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CASCÃO, João Victor Montes Araujo. Doses de silício na produtividade e qualidade de fibra de algodão branco e colorido. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34332
Data de defesa: 11-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DosesSilícioProdutividade.pdfTCC529.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.