Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34326
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7119-7240
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 United States
Título: Tratamento de fratura bilateral de mandíbula severamente atrófica em paciente previamente irradiado em cabeça e pescoço: relato de caso
Autor(es): Almeida, Giulia Silva
Primeiro orientador: Lima, Lívia Bonjardim
Primeiro membro da banca: Barbosa, Darceny Zanetta
Segundo membro da banca: Silva, Claúdia Jordão
Resumo: O tratamento cirúrgico das fraturas de mandíbulas atróficas enfrenta, por si só, alguns desafios. É comum os pacientes com essa condição, possuírem alterações sistêmicas em decorrência da idade avançada. Além disso, essas mandíbulas tem significativa redução na qualidade e quantidade ósseas, bem como, suprimento sanguíneo deficiente. Se tratando de um paciente previamente irradiado em cabeça e pescoço o quadro geral se torna ainda mais complexo, afinal, sabe-se que o tecido irradiado é um tecido hipocelular, hipovascular e hipóxico e também que possui capacidade de remodelação óssea reduzida bem como o periósteo mais fibroso, o que aumenta o grau de dificuldade do reparo tecidual e também o risco de osteorradionecrose pós cirúrgica. O objetivo deste trabalho é reportar o tratamento cirúrgico de paciente com fratura bilateral em corpo de mandíbula atrófica após radioterapia em região de cabeça e pescoço e seu prognóstico. Discutiremos os cuidados tomados desde o período anterior a realização da cirurgia, no ato cirúrgico e também no pós operatório como o uso da ozonioterapia, que tem demonstrado cada dia mais pontos positivos em sua administração. Após a cirurgia a paciente tem feito retornos periódicos para avaliação constante da evolução do processo cicatricial. Esses retornos objetivam avaliar possíveis complicações como osteorradionecrose permitindo intervenção precoce, se necessário. A paciente segue em acompanhamento a 01 ano e 08 meses e não apresenta queixas álgicas ou sinais de infecção.
Palavras-chave: Edentulous
Arcada edêntula
Fracture fixation
Fixação interna de fraturas
Radiotherapy
Radioterapia
Osteorradionecrosis
Osteorradionecrose
Ozone
Ozônio
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ALMEIDA, Giulia Silva. Tratamento de fratura bilateral de mandíbula severamente atrófica em paciente previamente irradiado em cabeça e pescoço: relato de caso. 2021. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34326
Data de defesa: 18-Mar-2021
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TratamentoFraturaBilateral.pdf1.04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons