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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34179
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-0592-8946 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Práticas de letramentos na EJA: possibilidades de conscientização e participação social |
Alternate title (s): | Prácticas de alfabetización en EJA: posibilidades de sensibilización y participacción social |
Author: | Cardoso, Poliana Rufino |
First Advisor: | Ottoni, Maria Aparecida Resende |
First member of the Committee: | Dias, Juliana de Freitas |
Second member of the Committee: | Ribas, Fernanda Costa |
Summary: | A presente pesquisa, de abordagem qualitativa, surgiu do meu interesse em desenvolver práticas de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa mais significativas e relevantes para os estudantes, especialmente da EJA. Dessa forma, defini como objetivo geral deste trabalho elaborar uma proposta de letramento crítico que toma os gêneros discursivos como modos de ação para o enfrentamento de problemas vivenciados pelos discentes da EJA, que lhes possa ampliar as possibilidades de participação social, promover a conscientização social crítica e o desenvolvimento da competência discursiva. Para tanto, baseei-me em pressupostos do letramento crítico e em aportes teórico-metodológicos da Análise de Discurso Crítica. A partir desse arcabouço teórico-metodológico, desenvolvi um projeto piloto de letramento com uma turma da 6ª etapa da EJA, que contemplou a leitura e produção de textos multimodais, oportunizou situações para o letramento crítico, promovendo a leitura, reflexão, ressignificação das leituras, ampliação de perspectivas, discussão e expressão de pontos vista. O conjunto das atividades favoreceu o exercício de habilidades relacionadas à leitura, escrita e oralidade e o desenvolvimento de atividades significativas, de forma transdisciplinar. Seguindo esse percurso, fiz um levantamento das situações-problemas percebidos pelos alunos em relação à escola ou à comunidade e, a partir dos problemas identificados, elaborei uma proposta didática pautada na leitura crítica de textos relacionados aos direitos sociais e na análise e produção de dois gêneros do campo de atuação na vida pública – a carta aberta e o abaixo-assinado. Esses gêneros foram pensados para uma situação comunicativa real, como instrumentos de ação frente aos problemas vivenciados pelos estudantes. Todavia, em decorrência das restrições impostas pelo contexto da pandemia da Covid-19, não foi possível desenvolver a proposta didática como planejado. Por conseguinte, realizei uma análise crítico-reflexiva da proposta, na qual procuro evidenciar o potencial de práticas de linguagem pautadas na perspectiva dos letramentos críticos e nos pressupostos da ADC para a conscientização discente em relação ao papel da linguagem na ação e na interação e, portanto, participação e inclusão social; para uma aprendizagem situada, que toma os gêneros do discurso como instrumentos de ação com vistas à minimização ou resolução de problemas dentro e fora da escola e para uma conscientização social crítica. |
Abstract: | Esta investigación, con un enfoque cualitativo, surgió de mi interés en desarrollar prácticas de enseñanza-aprendizaje más significativas y relevantes en lengua portuguesa para los estudiantes, especialmente los estudiantes de EJA. Así, definí como objetivo general de este trabajo desarrollar una propuesta de alfabetización crítica que tome los géneros discursivos como modos de acción para enfrentar los problemas vividos por los estudiantes de EJA, que puedan ampliar sus posibilidades de participación social, promover la conciencia social crítica y el desarrollo de la competencia discursiva. Para ello, me basé en supuestos de alfabetización crítica y aportes teórico-metodológicos del Análisis Crítico del Discurso. A partir de este marco teórico-metodológico, desarrollé un proyecto piloto de alfabetización con un grupo de la 6a etapa de EJA, que incluyó la lectura y producción de textos multimodales, brindando oportunidades de alfabetización crítica, fomento de la lectura, reflexión, reinterpretación de lecturas, ampliación de perspectivas, discusión y expresión de puntos de vista. El conjunto de actividades favoreció el ejercicio de habilidades relacionadas con la lectura, escritura y expresión oral y el desarrollo de actividades significativas, de forma transdisciplinar. Siguiendo este camino, realicé un relevamiento de las situaciones-problema percibidas por los estudiantes en relación con la escuela o la comunidad y, a partir de los problemas identificados, desarrollé una propuesta didáctica basada en la lectura crítica de textos relacionados con los derechos sociales y en el análisis y producción de dos géneros del campo de acción en la vida pública: la carta abierta y la petición. Estos géneros fueron diseñados para una situación comunicativa real, como instrumentos de acción ante los problemas vividos por los estudiantes. Sin embargo, debido a las restricciones impuestas por el contexto de la pandemia Covid-19, no fue posible desarrollar la propuesta didáctica como estaba previsto. Por ello, realicé un análisis crítico-reflexivo de la propuesta, en el que trato de resaltar el potencial de las prácticas lingüísticas basadas en la perspectiva de alfabetizaciones críticas y en los supuestos de la ADC para la toma de conciencia del alumno sobre el papel del lenguaje en la acción e interacción y, por tanto, la participación y inclusión social; por el aprendizaje situado, que toma los géneros del habla como instrumentos de acción con el fin de minimizar o resolver problemas dentro y fuera de la escuela y por una conciencia social crítica. |
Keywords: | gêneros discursivos letramentos críticos EJA participação social |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Subject: | Letras Liguística Participação social |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) |
Quote: | CARDOSO, Poliana Rufino. Práticas de letramentos na EJA: possibilidades de conscientização e participAÇÃO social. 2021. 183 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.578 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.578 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34179 |
Date of defense: | 27-Aug-2021 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional) |
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