Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34138
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2022-02-18
Título: Índice de vegetação por diferença normalizada na definição de zonas homogêneas em área de produção de grãos
Autor(es): Gouveia, Leôncio Campos
Primeiro orientador: Hurtado, Sandro Manuel Carmelino
Primeiro membro da banca: Araína, Batista
Segundo membro da banca: Jezus, Gabriel de
Resumo: A variabilidade espacial da lavoura pode ser gerenciada ao definir zonas homogêneas (ZH), que correspondem a porções dos talhões com mínima variação entre os atributos que as compõem. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi a definição de zonas homogêneas a partir de índices de vegetação por diferença normalizada (NDVI) de 2 safras, e a sua validação em relação aos atributos físico-químicos do solo e produtividade de soja e sorgo. O NDVI visou testar o grau de correlação entre os índices de vegetação e as respostas em produtividade para a mesma safra. Para tanto foi delimitada uma malha regular sistematicamente aleatorizada com 50 pontos, com uso do software Qgis, em área de estudo de 25 ha, localizada na fazenda Capim Branco (UFU). Os pontos foram localizados com auxílio de GNSS de navegação e neles coletadas amostras para avaliação dos atributos do solo e produtividade. Os dados foram avaliados de forma descritiva com obtenção da média, mediana, mínimo, máximo e coeficiente de variação (CV). A análise espacial e elaboração de mapas temáticos de ZH foi realizada no ambiente Qgis, com o auxílio do complemento Smart Map (SMP). Para validação das ZH, os valores NDVI de cada zona foram contrastados com os dados dos atributos de solo e produtividade das mesmas zonas, e comparados pelo teste T, a 5% de significância. Através da análise de dados foi possível observar correlação inversa entre o atributo areia e produtividade de soja (r=-0,48) e sorgo (r=-0,53). Entretanto, as produtividades de soja e sorgo se correlacionaram de maneira positiva com a MOS e CTC. Portanto, o índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) é uma ferramenta que auxilia na identificação de zonas homogêneas. Porém, torna-se necessário sua obtenção considerando mais de uma safra por cultura avaliada. A definição de zonas com diferente potencial, a partir do NDVI, fica em maior evidência para a cultura do sorgo. A presença de variação textural nos talhões, especificamente de areia, contribui para a diferenciação de zonas homogêneas.
Palavras-chave: Agricultura de precisão
Soja
Sorgo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GOUVEIA, Leôncio Campos. Índice de vegetação por diferença normalizada na definição de zonas homogêneas em área de produção de grãos. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34138
Data de defesa: 20-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÍndiceVegetaçãoDiferença.pdf1.17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.