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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34109
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-3429-6773 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | História e Memória da Educação Pré-escolar na Democracia Participativa em Uberlândia (1983-1988) |
Alternate title (s): | History and Memory of Preschool Education in Participatory Democracy in Uberlândia (1983-1988) |
Author: | Silva, Fabiane Almeida |
First Advisor: | Santos, Sônia Maria dos |
First member of the Committee: | Bitte, Regina Celi Frechiani |
Second member of the Committee: | Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza |
Summary: | Esta dissertação intitulada “História e memória da educação Pré-Escolar na democracia participativa em Uberlândia nos anos de 1983 a 1988” tem como objetivo geral investigar a história e a memória da educação pré-escolar na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, num período conhecido como gestão da democracia participativa. A questão que mobiliza a pesquisa é analisar as ações de implementação dessa educação para as crianças de 4 a 6 anos, denominado período pré-escolar. Para compreender essa realidade histórica foram definidos objetivos específicos: discutir os conceitos da história oral e de memória considerados aqueles que melhor atendem ao objetivo geral desta pesquisa; analisar as concepções históricas a respeito da criança e da infância e identificar tais concepções nas narrativas dos profissionais do período; analisar a questão histórica da democracia participativa e seus desdobramentos para a cidade de Uberlândia; apreender as ações concretas que promoveram a formação docente para atuar nesse segmento, os aspectos teóricos que fundamentaram essa opção e os impactos na proposta curricular provisória para a pré-escola. A dissertação está vinculada ao programa de Pós-graduação na área de Educação, na linha de história e historiografia da Educação, ao núcleo de pesquisa em alfabetização. O recorte temporal do estudo abrange um momento de grandes transformações decorrentes do fim da ditadura militar no país com a emergência de demandas as mais diversas, inclusive educacionais. No contexto da cidade de Uberlândia, o plano de ação do candidato Zaire Rezende, trouxe como proposta administrar e desenvolver projetos voltados para as áreas sociais, por isso ficou conhecido como o governo da democracia participativa. No campo da educação infantil, o município assumiu, em meados da década de 1980, o atendimento pré-escolar. Esta modalidade foi incorporada à Secretaria de Educação e Cultura e criou-se a Divisão do Pré-Escolar. Uma equipe foi formada para a construção de uma proposta pedagógica e filosófica que contemplasse as necessidades formativas das crianças da pré-escola. Para atender aos objetivos da pesquisa são utilizadas fontes. As fontes são as entrevistas, a legislação sobre a temática, as fotografias (fontes iconográficas), a imprensa escrita (jornais), além das fontes compostas pela produção bibliográfica de autores que debruçaram sobre a temática nos seus mais diversos desdobramentos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como metodologia a História Oral Temática, utilizando a entrevista semiestruturada. Foram entrevistados quatro participantes cujo critério de escolha foi o fato de terem participado do processo de implementação do pré-escolar na gestão Zaire Rezende (1983-1988). A análise das diferentes fontes permite concluir que houve uma perspectiva inovadora no atendimento das crianças de 4 a 6 anos no período. Realizou-se um investimento na formação sistemática dos professores com vistas a transformar o processo ensino-aprendizagem de um modelo centrado em práticas mecanizadas, para uma proposta fundamentada em teóricos defensores da perspectiva construtivista da aprendizagem. Esta opção para o ensino da pré-escola foi importante para repensar a concepção de criança e de educação pré-escolar no município de Uberlândia (1983-1988) e considerada a mais adequada para uma gestão que se propunha ser uma democracia participativa. |
Abstract: | This dissertation entitled "History and memory of pre-school education in participatory democracy in Uberlândia in the years 1983 to 1988" has the general objective of investigating the history and memory of pre-school education in the city of Uberlândia, Minas Gerais, in a known period management of participatory democracy. The question that mobilizes the research is to analyze the actions of implementation of this education for children from 4 to 6 years old, called pre-school period. To understand this historical reality, specific objectives were defined: to discuss the concepts of oral history and memory considered those that best meet the general objective of this research; to analyze the historical conception regarding the child and childhood and to identify such conceptions in the narratives of the professionals of the period; analyze the historical question of participatory democracy and its consequences for the city of Uberlândia; apprehend the concrete actions that promoted teacher training to work in this segment, the theoretical aspects that supported this option and the impacts on the provisional curriculum proposal for pre-school. The dissertation is linked to the Postgraduate program in the area of Education. In the line of history and historiography of Education, to the literacy research center.The time frame of the study encompasses a moment of major changes resulting from the end of the military dictatorship in the country with the emergence of the most diverse demands, including educational ones. In the context of the city of Uberlândia, the action plan of the candidate Zaire Rezende brought as a proposal to manage and develop projects aimed at social areas, that is why it became known as the government of participatory democracy. In the field of early childhood education, the municipality assumed, in the mid-1980s, pre-school care. This modality was incorporated into the Education and Culture Secretariat and the Pre-School Division was created. A team was formed to build a pedagogical and philosophical proposal that addressed the educational needs of pre-school children. To meet the research objectives, primary and secondary sources are used. The primary sources are interviews, legislation on the subject, photographs (iconographic sources), written press (newspapers), among others. The secondary sources are composed by the bibliographic production of authors who have looked at the theme in its most diverse developments. This is a qualitative research, using thematic oral history as methodology, using the semi-structured interview. Four participants were interviewed whose choice criterion was the fact that they participated in the process of implementing the preschool in the Zaire Rezende administration (1983-1988). The analysis of the different sources allows us to conclude that there was an innovative perspective in the care of children aged 4 to 6 years in the period. An investment was made in the systematic training of teachers in order to transform the teaching-learning process from a model centered on mechanized practices, to a proposal based on theoretical defenders of the constructivist perspective of learning. This option for pre-school education was important to rethink the concept of children and pre-school education in the city of Uberlândia (1983-1988) and considered the most suitable for a management that was intended to be a participatory democracy. |
Keywords: | educação pré-escolar educação infantil democracia participativa |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Subject: | Educação Educação - História Historiografia |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | SILVA, Fabiane Almeida. História e Memória da Educação Pré-escolar na Democracia Participativa em Uberlândia (1983-1988).2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.405 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.405 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34109 |
Date of defense: | 13-Jul-2021 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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