Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34102
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2438-4865
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O estudo do miniconto como gênero literário pós-moderno na obra Hora de alimentar serpentes, de Marina Colasanti
Título (s) alternativo (s): The study of the short short stories as a postmodern literary genre in the book Hora de alimentar serpentes, by Marina Colasanti
Autor: Freitas, Marília da Silva
Primer orientador: Cunha, Betina Ribeiro Rodrigues da
Primer miembro de la banca: Oliveira, Tassia Tavares de
Segundo miembro de la banca: Volobuef, Karin
Tercer miembro de la banca: Sylvestre, Fernanda Aquino
Cuarto miembro de la banca: Pereira, Kenia Maria de Almeida
Resumen: Um dos papéis da literatura na sociedade é o de representar, de forma reflexiva, fatos do cotidiano, quebrando paradigmas, reavaliando valores e subvertendo estereótipos. Para tanto, essa arte tem a necessidade de constante inovação, pois é preciso se adequar ao tempo e espaço inseridos, utilizando a sua ferramenta principal: o texto, seja ele no estilo tradicional ou em novos modelos de construção. O miniconto, por exemplo, é uma forma literária que tenta acompanhar o ritmo acelerado da atualidade e vem sendo cada vez mais utilizado por autores contemporâneos. Marina Colasanti é a autora brasileira que tem como característica literária a escrita de minicontos, fato evidenciado nas diversas coletâneas publicadas ao longo da sua trajetória, sendo o livro Hora de alimentar serpentes (2013) o seu mais recente trabalho, reunindo textos nesse formato. Isso posto, a pesquisa em questão pretende analisar a importância dos minicontos como um gênero dentro da literatura pós-moderna, investigar a relevância da autora como escritora pioneira desse tipo de narrativa, além de comprovar o quanto os minitextos são capazes de representar, nas suas narrativas, aspectos sociais de forma poética. Para compreender como os textos se enquadram na literatura pós-moderna, fez-se um estudo das teorias, partindo desde a concepção do que é o moderno, pelas teorias de Baudelaire (2006), passando pelas concepções pós-modernistas de Hutcheon (1991), até chegar nos conceitos de contemporaneidade esboçados por Agamben (2009). Em seguida, realizou-se um levantamento dos principais trabalhos acadêmicos sobre a pesquisa de minicontos, com o objetivo de comprovar a pertinência da narrativa curta como uma categoria literária independente e, ainda, reafirmar a relevância de Colasanti como precursora desse modo de narrar. Ademais, buscou-se nas teorias de Iser (1999), Dantas (1979), Bakhtin (2009), Jenny (1979), entre outros, entender como acontece os diferentes processos de interação entre texto e leitor e o quanto a intertextualidade contribui para evidenciar a relação entre os minicontos e a sociedade.
Abstract: One of the roles of literature in society is to reflectively represent everyday facts, breaking paradigms, reassessing values and subverting stereotypes. Therefore, this art needs constant innovation, as it is necessary to adapt to the time and space inserted, using its main tool: the text, whether in the traditional style or in new construction models. The short short stories, for example, is a literary form that tries to keep up with today's fast pace, and has been increasingly used by contemporary authors. Marina Colasanti is the Brazilian author whose literary characteristic is the writing of short short stories, a fact evidenced in the various collections published throughout her trajectory, with the book Hora de alimentar serpentes (2013) being her most recent work, gathering texts in this format. That said, the research in question intends to analyze the importance of short short stories as a genre within postmodern literature, to investigate the importance of the author as a pioneer writer of this type of narrative, as well as to prove how much short short stories are able to represent, in its narratives, social aspects in a poetic way. To understand how the texts fit into the post-modern literature, a study of the theories was made, starting from the conception of what is the modern, through the theories of Baudelaire (2006), passing through the post-modernist conceptions of Hutcheon (1991), until arriving at the concepts of contemporaneity outlined by Agamben (2009). Then, a survey of the main academic works on the research of short short stories was carried out, with the aim of proving the relevance of the short narrative as an independent literary category, and also reaffirming the importance of Colasanti as a precursor of this way of narrating. Furthermore, it was sought in the theories of Iser (1999), Dantas (1979), Bakhtin (2009), Jenny (1979), among others, to understand how the different processes of interaction between text and reader happen, and how much intertextuality contributes to highlight the relationship between short short stories and society.FREITAS
Palabras clave: Miniconto
Pós-moderno
Marina Colasanti
Hora de alimentar serpentes
Gênero literário
Short short stories
Postmodern
Literary genre
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Tema: Literatura
Estudos Linguísticos e Literários
Minicontos
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Cita: FREITAS, Marília da Silva. O estudo do miniconto como gênero literário pós-moderno na obra Hora de alimentar serpentes, de Marina Colasanti. 2021. 145 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.18
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.18
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34102
Fecha de defensa: 17-dic-2021
Aparece en las colecciones:TESE - Estudos Literários

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Estudominicontogenero.pdfTese2.19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.