Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34095
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5786-7551
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: Análise da concepção tecnicista no âmbito da Educação Física escolar
Author: Dias, Luiza Lopes
First Advisor: Palafox, Gabriel Humberto Muñoz
First member of the Committee: Antunes, Marina Ferreira de Souza
Second member of the Committee: Bertoni, Sônia
Third member of the Committee: Alves, Tiago Soares
Summary: O presente trabalho buscou compreender a natureza do tecnicismo e sua influência no campo da educação e da Educação Física. Aponta criticamente, elementos relacionados com os limites e as possibilidades da sua utilização no âmbito escolar e da formação docente. Para tal, foi utilizado como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica. A partir do estudo realizado, salienta-se a importância de conhecer e analisar criticamente a influência dessa abordagem político-pedagógica, tendo em vista superar os limites da sua práxis tanto na formação acadêmica dos docentes da área, quanto como profissionais responsáveis pelo processo de formação de outras pessoas
Keywords: Techné
Tecnicismo
Tendência pedagógica
Abordagem político pedagógica
Educação física escolar
Technicality
Pedagogical trend
Political pedagogical approach
School physical education
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: DIAS, Luiza Lopes. Análise da concepção tecnicista no âmbito da Educação Física escolar. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34095
Date of defense: 10-Nov-2021
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseConcepçãoTecnicista.pdfTrabalho de Conclusão de Curso338.94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons