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dc.creatorOliveira, Edilaine Patrícia de-
dc.date.accessioned2022-02-11T12:58:05Z-
dc.date.available2022-02-11T12:58:05Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Edilaine Patrícia de. Ensino Médio Integrado (EMI): análise das contradições dos processos de formação politécnica no Instituto Federal do Triângulo Mineiro. 2021. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5616pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34089-
dc.description.abstractDissertation presented for the Work, Society and Education of the graduate program in education – PPGED of Federal University of Uberlândia discusses Integral High School from the perspective of polytechnics and human and full training, analyzing the characteristics of the proposal of Federal Institute of Triângulo Mineiro (IFTM, in Portuguese abbreviation), as provided for in the Pedagogical Course Project (PPC, in Portuguese abbreviation) of the Technical Food Course. The research starts from the following problem: how does the Integrated High School (EMI, in Portuguese abbreviation) offered at IFTM accomplish the polytechnics? Therefore, we initiated a review of educational legislation related to Professional Education from the Constitution of theFederative Republic of Brazil (CRFB, in Portuguese abbreviation) (BRAZIL, 1988a), from theLaw of Guidelines and Bases of Education (LDB, in Portuguese abbreviation) – Law n. 9,394 (BRAZIL, 1996a), of Decree n. 2,208 (BRAZIL, 1997a) and the respective revocation by Decree n. 5,154 (BRAZIL, 2004). Subsequently, we approached the concept of polytechnics from the perspective of Marxian thought and, after that, the EMI as a crossing experience for polytechnic training. Thus, the brief history of IFTM is presented and, after that, through a qualitative and documentary research, the analyzes about the PPC of the referred course were carried out in the light of Historical-Dialectical Materialism (MHD, in Portugueseabbreviation), emphasizing not only a historicity that particularly affects the observed data andevidences possible contradictions present in the data/objects. The results obtained from the bibliographic/documental survey point out that the contradictions of EMI originate from the duality of education between introductory and professional teaching. Furthermore, the Brazilianstate guides instruction and learning initiatives in the context of economic production and doesnot invest in training, having work as an educational principle.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/*
dc.subjectPolitecniapt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectInstituto Federal Triângulo Mineiropt_BR
dc.subjectPolytechnicspt_BR
dc.subjectIntegrated High Schoolpt_BR
dc.subjectProfessional Educationpt_BR
dc.subjectFederal Institute of Triângulo Mineiropt_BR
dc.titleEnsino médio integrado (EMI): análise das contradições dos processos de formação politécnica no Instituto Federal Do Triângulo Mineiro (IFTM)pt_BR
dc.title.alternativeIntegrated Secondary Education (EMI): analysis of the contradictions of polytechnic training processes at the Instituto Federal Do Triângulo Mineiro (IFTM)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Adriana Cristina Omena dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1515433725914811pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Janaina Specht da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0470107702074829pt_BR
dc.contributor.referee2França, Robson Luiz de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6494919511957208pt_BR
dc.contributor.referee3Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4550861408643613pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0023991915005734pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoDissertação apresentada para a Linha de Trabalho, Sociedade e Educação do Programa Pós- graduação em Educação – PPGED da Universidade Federal de Uberlândia - UFU em que discute o Ensino Médio Integral sob a ótica da politecnia e da formação humana e plena, ao analisar as características da proposta do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), conforme disposto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Curso Técnico de Alimentos. A pesquisa parte do seguinte problema: como o Ensino Médio Integrado (EMI)ofertado no IFTM efetiva a politecnia? Desse modo, iniciamos uma revisão das legislações educacionais referentes à Educação Profissional a partir da Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB) (BRASIL, 1988a), da Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB) – Lei n. 9.394 (BRASIL, 1996a), do Decreto n. 2.208 (BRASIL, 1997a) e da respectiva revogação pelo Decreto n. 5.154 (BRASIL, 2004). Posteriormente, abordamos o conceito de politecnia pelo viés do pensamento marxiano e, na sequência, o EMI como experiência de travessia para a formação politécnica. Assim, é apresentado o breve histórico do IFTM e, depois disso, por meio de uma pesquisa qualitativa e documental, as análises do PPC do referido curso foram realizadas à luz do Materialismo Histórico-Dialético (MHD), com destaque não somente a uma historicidade que afeta particularmente os dados observados e evidencia possíveis contradições presentes nos dados/objetos. Os resultados obtidos com o levantamento bibliográfico/documental apontam que as contradições do EMI se originam da dualidade da educação entre ensino propedêutico e profissional. Ademais, o Estado brasileiro orienta as iniciativas de instrução e aprendizagem pelo contexto da produção econômica e não investe na formação, tendo o trabalho como princípio educativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration124pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5616pt_BR
dc.orcid.putcode108079205-
dc.crossref.doibatchidf9832483-7c61-4c7e-8aa0-56c788467dd2-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoEnsino profissionalpt_BR
dc.subject.autorizadoEnsino médiopt_BR
dc.subject.autorizadoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiropt_BR
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