Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34068
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSaint Martin, Victor Biagiotti-
dc.date.accessioned2022-02-08T17:54:09Z-
dc.date.available2022-02-08T17:54:09Z-
dc.date.issued2022-01-21-
dc.identifier.citationSAINT MARTIN, Victor. Hospital Escape VR: Hospital escape VR: desenvolvimento de um jogo sério para treinamento de evacuação hospitalar diante de um incêndio. 2022. 109 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.58pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34068-
dc.description.abstractImminent threatening situations can occur anywhere, including hospitals. In 2020, 51 cases of hospital fires were recorded in Brazil, approximately one case of fire per week. Hence, it is essential to ensure that healthcare workers are prepared to deal with this occurrence. To that end, hands-on evacuation training emerges as a critical activity to protect the Health Care Establishment (HCE) and their occupants. However, regular evacuation training has limitations: (1) it is not recommended to reproduce threatening or dangerous situations; (2) affects the typical routine of the establishment; (3) traditional training end up being performed a few times throughout the year; (4) only a small percentage of hospital staff participate; (5) the inclusion of features that can enhance the simulation realism — such as fire and smoke — is not allowed; and (6) knowledge retention and user engagement end up being harmed. In this context, VR emerges as an alternative to traditional evacuation training. Therefore, this work presents the research in progress of the design and development of a hospital evacuation training simulator in the face of a fire situation using the Design Science Research (DSR) method. Preliminary tests suggest that this prototype has the potential to be used as complementary training to traditional methods. However, it is essential, in future work, to improve gameplay and user interaction, improve fire propagation functionality, add Non-Player Character (NPC), and perform empirical comparisons.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipFAU - Fundação de Apoio Universitáriopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectRealidade Virtualpt_BR
dc.subjectVirtual Realitypt_BR
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectEvacuaçãopt_BR
dc.subjectEvacuationpt_BR
dc.subjectHospitalpt_BR
dc.subjectHospitalpt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectElectrical engineeringpt_BR
dc.titleHospital escape VR: desenvolvimento de um jogo sério para treinamento de evacuação hospitalar diante de um incêndiopt_BR
dc.title.alternativeHospital escape VR: development of a serious game for hospital evacuation training in the face of a fire situationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Siqueira, Alexandre Gomes de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9204208251298369pt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Alexandre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3767009717402045pt_BR
dc.contributor.referee1Peretta, Igor Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6826511824160198pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Alexandre Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7471848591836966pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9647048299923936pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoSituações de ameaça iminente podem ocorrer em qualquer local, inclusive nos hospitais. Só no ano de 2020 foram registradas 51 ocorrências de incêndios hospitalares no Brasil, aproximadamente um caso de incêndio por semana. Diante desse cenário, torna-se fundamental garantir que os profissionais da saúde estejam preparados para lidar com esse tipo de ocorrência. Assim, o treinamento prático de evacuação emerge como uma atividade primordial para proteger os Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) e seus ocupantes. No entanto, o treinamento de evacuação tradicional apresenta limitações: (1) não é recomendável reproduzir situações ameaçadoras ou perigosas; (2) interfere na rotina hospitalar; (3) são realizados poucas vezes ao longo do ano; (4) não envolvem todos profissionais permanentes; (5) não é recomendável adicionar elementos que poderiam elevar o realismo da simulação, como fogo e fumaça; e (6) prejudica a retenção do conhecimento e engajamento dos usuários. Nesse contexto, a RV emerge como uma alternativa complementar ao treinamento de evacuação tradicional. Este trabalho apresenta a pesquisa em andamento do projeto e desenvolvimento de um protótipo de simulador de treinamento de evacuação hospitalar diante de um incêndio utilizando o método da Design Science Research (DSR). Testes preliminares sugerem que esse artefato apresenta potencial para ser utilizado como treinamento complementar aos métodos tradicionais. No entanto, é primordial, em trabalhos futuros, melhorar a jogabilidade e interação do usuário, aprimorar a funcionalidade que retrata a propagação do incêndio, adicionar personagens não controláveis e realizar comparações empíricas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration109pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.58pt_BR
dc.orcid.putcode107891620-
dc.crossref.doibatchidf9832483-7c61-4c7e-8aa0-56c788467dd2-
dc.subject.autorizadoEngenharia elétricapt_BR
dc.subject.autorizadoRealidade virtualpt_BR
dc.subject.autorizadoHospitais - Medidas de segurançapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HospitalEscapeVR.pdfDissertação28.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons