Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34022
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7501-646X
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Algebrismo e o ensino de funções: uma proposta didática para a Educação de Jovens e Adultos
Título(s) alternativo(s): Algebra and functions teaching: a didatic proposal for youth and adult education
Autor(es): Rezende Filho, Carlos Antonio
Primeiro orientador: Oliveira, Cristiane Coppe de
Primeiro membro da banca: Martines, Monica de Cassia Siqueira
Segundo membro da banca: Matos, Fabiana Fiorezi de Marco
Resumo: O presente trabalho, de cunho qualitativo, possui como objetivo apresentar reflexões sobre o discurso pedagógico de Malba Tahan, acerca do algebrismo e seu combate, apropriando dessa crítica ao ensino de álgebra da época, a fim de elaborar uma proposta didática que auxilie no conceito de função para turmas do primeiro ano, a nível de Ensino de Médio, da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como aporte as especificidades dessa modalidade. Para tal, apresenta-se um recorte da vida e obra do professor Mello e Souza, de modo a apropriar do seu discurso pedagógico contra o algebrismo. Posteriormente, discute-se sobre a EJA, apresentando parte do seu percurso histórico na educação brasileira, de modo a identificar as especificidades dessa modalidade de ensino e de seu público-alvo. Dessa maneira, elaborou-se uma proposta didática, que é o produto educacional resultante dessa pesquisa, alicerçada no combate ao algebrismo e nos ambientes propícios à aprendizagem matemática (D’ AMBROSIO, 1993), que auxilie na construção do conceito de funções polinomiais do primeiro grau. Devido à pandemia do novo Coronavírus, a proposta não foi aplicada em turmas do primeiro ano, modalidade EJA. Uma forma encontrada para diálogo e análise da proposta didática foi a aplicação de questionários para as professoras regentes dessas turmas, nas escolas de Ituiutaba - MG. Assim, após análise do produto educacional, pelas professoras, foi aplicado um questionário, a fim de colher os discursos pedagógicos sobre o material elaborado. Para o processo de análise, utilizamos três categorias emergentes, de modo a realizar a triangularização dos dados, aportes teóricos, proposta didática e os discursos pedagógicos das professoras entrevistadas. Pontua-se que o produto elaborado pode ser considerado como um caminho para o ensino do conceito de funções para turmas do primeiro ano, modalidade EJA, visto que os cenários, apresentados e analisados consideram suas especificidades e abordam o conteúdo de uma maneira contextualizada.
Abstract: The present work of qualitative nature aims to present reflections on Malba Tahan's pedagogical speech about algebraism and its combat. It uses his criticism to current algebra teaching, in order to elaborate a didactic proposal, that could help in the concept of function for the first year of high school for Youth and Adult Education modality, contributing to the specificities of this modality. To do so, a part of Professor Mello and Souza´s life and work is presented, in order to make use of his pedagogical discourse against algebraism. Later, a discussion about Youth and Adult Education takes place, presenting part of its historical path in Brazilian education, aiming to identify the specificities of this teaching modality and its target audience. This way, a didactic proposal, which is the educational product resulting from this research, was elaborated. It was based on the combat of algebraism and in favorable atmosphere to mathematical learning (D 'AMBROSIO, 1993), that can help in the construction of the concept of polynomial functions of the first degree. Due to the pandemic of the new Coronavirus, the proposal could not be applied in the first year classes of Youth and Adult Education modality. An alternate way found for dialogue and analysis of the didactic proposal was the application of questionnaires for their leading teachers, in the schools of Ituiutaba - MG. Thus, after the teachers´ educational product analysis, a questionnaire was applied in order to collect the pedagogical speeches about the elaborated material. For the analysis process, we used three emerging categories, in order to triangulate the data, theoretical contributions, didactic proposal and the pedagogical speeches of the interviewed teachers. It is pointed out that the elaborated product can be considered a way to the teaching of the concept of functions for first year classes, Youth and Adult Education modality, since the scenarios, presented and analyzed, consider their specificities and focus on the content in a contextualized way.
Palavras-chave: Algebrismo
Algebraism
História da Educação Matemática
History of Mathematics Education
Ensino de funções
Functions Teaching
Educação de Jovens e Adultos
Youth and Adult Education.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Assunto: Ciência - Estudo e ensino
Álgebra - Estudo e ensino
Educação - Matemática
Educação de jovens e adultos - Ituiutaba(MG)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: REZENDE FILHO, Carlos Antonio. Algebrismo e o ensino de funções: uma proposta didática para a Educação de Jovens e Adultos. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.80
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.80
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34022
Data de defesa: 21-Dez-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoFunçõesEJA.pdf1.63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
AlgebrismoEnsinoFunções..pdf3.38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.