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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34008
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-4791-7281 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A organização do processo de ensino e de aprendizagem no contexto da educação especial na perspectiva da educação inclusiva |
Título(s) alternativo(s): | The organization of the teaching and learning process in the context of special education from the perspective of inclusive education |
Autor(es): | Oliveira, Rejane de Paula |
Primeiro orientador: | Marco, Fabiana Fiorezi de |
Primeiro membro da banca: | Zaqueu Xavier, Ana Claudia Molina |
Segundo membro da banca: | Pereira, Lúcia Resende |
Resumo: | Este trabalho baseia-se nos fundamentos teóricos e metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) desenvolvida por Moura, cujos pressupostos estão baseados na Teoria Histórico- Cultural (THC) de Vygotsky e na Teoria da Atividade de Leontiev, por meio de situações de ensino que empregaram a atividade lúdica como desencadeadora de aprendizagem no contexto da educação especial na perspectiva inclusiva. Nesse contexto, este estudo terá como enfoque apenas a pesquisa bibliográfica. Possui como questão investigativa: Que possibilidades de se organizar o ensino para a apropriação de conceitos matemáticos no contexto da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva têm sido apontadas por estudos recentes no período de 2015 a 2021? Visando respondê-la e, partindo do princípio de que o brincar é a atividade principal da criança, o presente trabalho teve como objetivo principal analisar teses e dissertações que discutem a organização do ensino por meio de atividades lúdicas para a apropriação de conceitos matemáticos no contexto de inclusão e, como objetivo específico, investigar as contribuições das atividades lúdicas matemáticos para o desenvolvimento dos estudantes no contexto da inclusão. Nos estudos analisados obtidos por meio do Banco de Teses, Dissertações da CAPES e do Google Acadêmico, no período de 2015 a 2021 foram encontradas diversas publicações relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem da matemática no contexto de inclusão, no entanto, é notável a escassez de estudos a respeito desse tema. A partir da pesquisa, também foram encontrados indicadores acerca da utilização da AOE, com base em seus pressupostos teórico-metodológicos, caracterizando um importante recurso na organização do ensino principalmente na educação inclusiva. Nesse sentido, para o ensino e a aprendizagem da matemática nessa perspectiva, destaca-se a importância da organização do ensino, e modo que o professor exerça o papel de mediador da aprendizagem, juntamente com os alunos em busca da solução do problema desencadeador, empregando atividades lúdicas nas práticas pedagógicas. |
Abstract: | This work is based on the theoretical and methodological foundations of the Teaching Guiding Activity (AOE) developed by Moura, whose assumptions are based on Vygotsky's Historical- Cultural Theory (THC) and on Leontiev's Activity Theory, through teaching situations that used ludic activity as a trigger for learning in the context of special education in an inclusive perspective. In this context, this study will focus only on bibliographic research. It has as an investigative question: What possibilities of organizing teaching for the appropriation of mathematical concepts in the context of Special Education in the perspective of inclusive education have been pointed out by recent studies in the period from 2015 to 2021? In order to answer it and, based on the principle that playing is the main activity of the child, the present work had as main objective to analyze theses and dissertations that discuss the organization of teaching through playful activities for the appropriation of mathematical concepts in the context of inclusion and, as a specific objective, to investigate the contributions of mathematical ludic activities to the development of students in the context of inclusion. In the analyzed studies obtained through the CAPES Theses and Dissertations Bank, in the period from 2015 to 2021, several publications were found related to the teaching and learning process of mathematics in the context of inclusion, however, the scarcity of studies on this subject is remarkable. of that theme. From the research, indicators were also found about the use of AOE, based on its theoretical-methodological assumptions, characterizing an important resource in the organization of teaching, especially in inclusive education. In this sense, for the teaching and learning of mathematics in this perspective, the importance of teaching organization is highlighted, and the way that the teacher plays the role of mediator of learning, together with students in search of the solution to the triggering problem, using recreational activities in pedagogical practices. |
Palavras-chave: | Atividades lúdicas Atividade orientadora de ensino Inclusão |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | OLIVEIRA, Rejane de Paula. A organização do processo de ensino e de aprendizagem no contexto da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34008 |
Data de defesa: | 24-Jan-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EaD) |
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