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dc.creatorPaula, Daniela Silva de-
dc.date.accessioned2022-01-25T14:45:48Z-
dc.date.available2022-01-25T14:45:48Z-
dc.date.issued2021-08-26-
dc.identifier.citationPAULA, Daniela Silva de. Atuação da coordenação pedagógica junto as professoras alfabetizadoras de escolas municipais de Uberlândia/MG: contribuições, desafios e possibilidades. 2021. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5003 .pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34003-
dc.description.abstractThis research work has as its central theme the performance of pedagogical coordination with literacy teachers in municipal schools in Uberlândia. Assuming that the mediation of pedagogical coordination interferes in the teachers’ praxis, we elaborated the problematization: How is the performance of pedagogical coordination with literacy teachers in the 1st and 2nd year of Elementary School? Do the actions of pedagogical coordination support the work of teachers in their role of teaching children in the 1st and 2nd years of Elementary School to read and write? How? What challenges emerge from the interaction between pedagogical coordination and literacy teachers that reverberate in the teaching and learning process? From the problematizing questions, the objectives consisted of analyzing: the performance of pedagogical coordination for the pedagogical praxis of literacy teachers of the 1st and 2nd years of Elementary School; the challenges that emerge from the interaction between pedagogical coordination and literacy teachers and that reverberate in the teaching and learning process. Methodologically, the work is based on the principles of qualitative research, of the case study type. The Focus Group (FG) with the pedagogical coordinators and the Semi-structured Interview (SSI) with the teachers were used as research instruments. Through the organization of the data, the categories of analysis were defined as follows: 1 – Formative and professional constitution of pedagogical coordination: knowledge and identity; 2 – Pedagogical coordinators and literacy teachers: “being together”; within this category, we identified a subcategory defined as: 2.1 “literacy: weaving dialogues and building knowledge”; 3 – Challenges and contradictions in the work of pedagogical coordinators. The analysis shows that coordinators and teachers occupy central points in the teaching and learning process, especially in the literacy period. Therefore, there is a need for a collective search that breaks with school practices that do not respect the literacy student as a protagonist and builder of knowledge, aiming at an education committed to the ethical, aesthetic, social and emotional formation of all; in addition, considering the individuality of each one in this process.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCoordenação pedagógica. . . . . .pt_BR
dc.subject1. Educação.pt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPedagogical coordinationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleAtuação da coordenação pedagógica junto as professoras alfabetizadoras de escolas municipais de Uberlândia/MG: contribuições, desafios e possibilidadespt_BR
dc.title.alternativeAtuação da coordenação pedagógica junto as professoras alfabetizadoras de escolas municipais de Uberlândia/MG: contribuições, desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Maria Irene-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7012180124930804pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Geovana Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047532255499546pt_BR
dc.contributor.referee2Ximenes, Priscilla de Andrade Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3479593001073380pt_BR
dc.contributor.referee3Cunha, Myrtes Dias da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7883086091263511pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6473888134088286pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa tem como tema central a atuação da coordenação pedagógica junto a professoras alfabetizadoras em escolas municipais de Uberlândia. Partindo do pressuposto que a mediação da coordenação pedagógica interfere na práxis das professoras, elaboramos a problematização: Como é a atuação da coordenação pedagógica junto às professoras alfabetizadoras no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental? As ações da coordenação pedagógica subsidiam o trabalho das professoras em sua função de alfabetizar crianças do 1º e 2º anos do ensino fundamental? Como? Quais os desafios emergem da interação entre coordenação pedagógica e professoras alfabetizadoras e que reverberam no processo de ensino e aprendizagem? A partir das questões problematizadoras os objetivos consistiram em analisar: a atuação da coordenação pedagógica para a práxis pedagógica de professoras alfabetizadoras do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental; os desafios que emergem da interação entre a coordenação pedagógica e professoras alfabetizadoras e que reverberam no processo ensino e aprendizagem. Metodologicamente o trabalho está fundamentado nos princípios da pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa o Grupo Focal (GF) com as coordenadoras pedagógicas e Entrevista Semiestruturada (ES) com as professoras. Por meio da organização dos dados as categorias de análise foram assim definidas: 1 – Constituição formativa e profissional da coordenação pedagógica: saberes e identidade; 2 – Coordenadoras pedagógicas e professoras alfabetizadoras: “estar junto”; dentro dessa categoria identificamos uma subcategoria definida como: 2.1 “alfabetização: tecendo diálogos e construindo saberes”; 3 – Desafios e contradições do trabalho das coordenadoras pedagógicas. A análise evidencia que coordenadoras e professoras ocupam pontos centrais no processo de ensino e aprendizagem, em especial no período de alfabetização. Portanto, existe a necessidade de uma busca coletiva que rompa com práticas escolares que não respeitam o alfabetizando como protagonista e construtor de conhecimento, almejando uma educação comprometida com a formação ética, estética, social e emocional de todos; além disso, considerando a individualidade de cada um nesse processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration148pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5003pt_BR
dc.orcid.putcode107038609-
dc.crossref.doibatchid1835ffa8-583e-43fd-b5bd-10dabdae6d7c-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoPedagogospt_BR
dc.subject.autorizadoProfessores Alfabetizadorespt_BR
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