Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34001
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Welton Freitas de-
dc.date.accessioned2022-01-24T23:19:36Z-
dc.date.available2022-01-24T23:19:36Z-
dc.date.issued2021-11-04-
dc.identifier.citationSOUSA, Welton Freitas de. Na forja do processo de criação em arte: um diálogo representativo entre elementos naturais e artificiais. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34001-
dc.description.abstractIn the forge of the process of creation in art: A representative dialogue between natural and artificial elements, is my Course Completion Work, which is characterized as a memorial of my production, from 2000 to 2021. I see artistic production as a forge, in a sequence of desires to build, to achieve a poetics of work that I am still in search of. The poetics that conducts the act of doing is not constructed, it is constructed while doing. The Forge is this moment when everything meets, including practice and theory, contradictory and conflicting feelings, such as distress and bitterness and sweetness in the face of something new, which makes you change. This forging moment is like a furnace where raw material such as metal is molded to become something useful or simply aesthetic and historical. Thus, this memorial presented here is the result of an exercise in which we sought to structure, as an act of curatorship, a grouping of production by approximations considered the most significant. An exercise that led to the choice of fire, as one of the elements of nature, recurring in my artistic production, to present as a visual work, at the end of the course. As a general objective, I will seek to map all my artistic production, in two decades and as a specific objective, to present and reflect on fire as one of the elements of nature that I appropriate, sometimes as a rite of passage, sometimes as a documentary record, sometimes as a video art and photography. A series, as part of my visual production that began in 2015. Nature is one of my main sources for my creative process, combined with my experience as a gardener, in the work I do daily. If I prune a tree, I am concerned with visual aesthetics and I try to sculpt it as a work of art. As a Visual Arts major, I take nature as a material and symbolic source for many of my artistic creations.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemorialpt_BR
dc.subjectProcesso de criaçãopt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectLand artpt_BR
dc.titleNa forja do processo de criação em arte: um diálogo representativo entre elementos naturais e artificiaispt_BR
dc.title.alternativeIn the forge of the art creation processpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Elsieni Coelho da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/8643978507041015pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Roberta Maira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/2597747309858882pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Marco Antônio Pasqualini de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/4236535095408406pt_BR
dc.creator.Lattesnão possuopt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNa forja do processo de criação em arte: Um diálogo representativo entre elementos naturais e artificiais, é meu Trabalho de Conclusão de Curso, que se caracteriza como um memorial de minha produção, ao longo de 2000 a 2021. Vejo a produção artística como forja, numa sequência de desejos de construir, de alcançar uma poética de trabalho que estou em busca ainda. A poética que conduz ato do fazer, não está construída, ela se constrói enquanto faz. A Forja é este momento quando tudo se encontra, incluindo-se aí prática e teoria, sentimentos contraditórios e conflituoso, como de aflição e amargura e doce diante de algo novo, que te coloca a mudar. Esse momento de forja é como uma fornalha onde a matéria prima como metal é moldada para se tornar algo útil ou simplesmente estético e histórico. Assim, esse memorial apresentado aqui, resulta de um exercício em que se buscou estruturar, como um ato de curadoria, um agrupamento de produção por aproximações consideradas as mais significativas. Um exercício que levou à escolha do fogo, como um dos elementos da natureza, recorrentes em minha produção artística, para apresentar como trabalho visual, de final de curso. Como objetivo geral, procurarei mapear toda a minha produção artística, em duas décadas e como objetivo específico, apresentar e refletir sobre o fogo como um dos elementos da natureza de que me aproprio, ora como rito de passagem, ora como registro documental, ora como vídeo arte e fotografia. Uma série, como parte de minha produção visual que teve início 2015. A natureza é uma das minhas principais fontes para meu processo de criação aliada à minha experiência como jardineiro, no trabalho que executo diariamente. Se podo uma árvore, me preocupo com a estética visual e procuro esculpi-la como obra de Arte. Como graduando em Artes Visuais levo a natureza, enquanto matéria e fonte simbólica para muitas das minhas criações artísticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseArtes Visuaispt_BR
dc.sizeorduration60pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.description.embargo2021-11-04-
Appears in Collections:TCC - Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ForjaDoProcesso.pdfTCC4.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.