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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33978
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Santos Júnior, Marco Aurélio Freitas de | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-20T20:09:52Z | - |
dc.date.available | 2022-01-20T20:09:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS JÚNIOR, Marco Aurélio de Freitas. Influência do controle de temperatura em ensaios de deslizamento lubrificado de superfícies conformes. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33978 | - |
dc.description.abstract | The use of lubricating fluid acts directly in reducing friction and wear between animated solid surfaces of relative motion through partial or complete separation of surfaces. This idea is not new, since records dating back to ancient Egypt on the use of oilseed substances are found in order to reduce friction between the blocks of stones used in the construction of pyramids. The lubrication efficiency of an oil is influenced by its properties, such as its composition, consistency and surface activity. However, the fundamental factor for the study of lubricant performance and efficiency is the understanding of the characteristics of the tribological system. Temperature is directly related to the viscosity of the lubricating fluid, which influences the tribological behavior of lubricated systems. The present work aims to analyze the effect of lubricant fluid cooling on the performance of lubricated block-on-ring tests. To cool the fluid, the heating system of the lubricant fluid of the Tribometer Falex® block on ring has been adapted to function as a radiator, thus preventing the heating of the lubricating fluid. Lubricated sliding wear tests were performed on ABNT 1045 compliant steel samples with loads 49.05 N and 98.1 N, in the presence of the refrigeration system. It is important to highlight that the tests performed during the work have as main reference the mechanical systems that use hydrodynamic bearings. The present work showed that the cooling of the lubricating fluid reduced the coefficient of friction by 28.26% and 62.76% for the loads of 49.05 N and 98.1 N, respectively. Therefore, the temperature reduction resulted in a higher viscosity of the lubricating fluid, reducing the contact of sample and ring roughness. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Coeficiente de atrito | pt_BR |
dc.subject | Temperatura | pt_BR |
dc.subject | Refrigeração | pt_BR |
dc.subject | Trocador de calor | pt_BR |
dc.subject | Regime lubrificante | pt_BR |
dc.subject | Contato bloco sobre anel | pt_BR |
dc.subject | Contato conforme | pt_BR |
dc.subject | Ensaio de deslizamento | pt_BR |
dc.title | Influência do controle de temperatura em ensaios de deslizamento lubrificado de superfícies conformes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva Junior, Washington Martins da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769549P2 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Márcio Bacci da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4785913J0 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Túlio Alves | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K8559405H8 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K2547932A3 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A utilização de fluido lubrificante atua diretamente na diminuição do atrito e do desgaste entre superfícies sólidas animadas de em movimento relativo através da separação parcial ou completa das superfícies. Essa ideia não é nova, uma vez que são encontrados registros que remontam ao Egito antigo sobre a utilização de substâncias oleaginosas com a finalidade de reduzir o atrito entre os blocos de pedras usados na construção das pirâmides. A eficiência da lubrificação de um óleo é influenciada por suas propriedades, como, por exemplo a sua composição, consistência e atividade de superfície. Porém, o fator fundamental para o estudo do desempenho e eficiência de lubrificantes é a compreensão das características do sistema tribológico. A temperatura está diretamente relacionada à viscosidade do fluido lubrificante, que influencia o comportamento tribológico de sistemas lubrificados. O presente trabalho tem como objetivo analisar o efeito da refrigeração do fluido lubrificante no desempenho de ensaios lubrificados do tipo bloco sobre anel. Para refrigerar o fluido, o sistema de aquecimento do fluido lubrificante do tribômetro Falex® block on ring foi adaptado para funcionar como radiador, evitando assim o aquecimento do fluido lubrificante. Foram realizados ensaios de deslizamento lubrificado, em amostras conformes de aço ABNT 1045 com cargas 49,05 N e 98,1 N, na presença do sistema de refrigeração. Importante ressaltar que os ensaios feitos durante o trabalho têm como principal referência os sistemas mecânicos que utilizam mancais hidrodinâmicos. O presente trabalho mostrou que a refrigeração do fluido lubrificante reduziu o coeficiente de atrito em 28,26 % e 62,76 % para as cargas de 49,05 N e 98,1 N respectivamente. Portanto, a redução da temperatura resultou em uma maior viscosidade do fluido lubrificante, reduzindo o contato de asperezas da amostra e do anel. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 48 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 106736421 | - |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Mecânica |
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