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dc.creatorSantos Júnior, Marco Aurélio Freitas de-
dc.date.accessioned2022-01-20T20:09:52Z-
dc.date.available2022-01-20T20:09:52Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.citationSANTOS JÚNIOR, Marco Aurélio de Freitas. Influência do controle de temperatura em ensaios de deslizamento lubrificado de superfícies conformes. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33978-
dc.description.abstractThe use of lubricating fluid acts directly in reducing friction and wear between animated solid surfaces of relative motion through partial or complete separation of surfaces. This idea is not new, since records dating back to ancient Egypt on the use of oilseed substances are found in order to reduce friction between the blocks of stones used in the construction of pyramids. The lubrication efficiency of an oil is influenced by its properties, such as its composition, consistency and surface activity. However, the fundamental factor for the study of lubricant performance and efficiency is the understanding of the characteristics of the tribological system. Temperature is directly related to the viscosity of the lubricating fluid, which influences the tribological behavior of lubricated systems. The present work aims to analyze the effect of lubricant fluid cooling on the performance of lubricated block-on-ring tests. To cool the fluid, the heating system of the lubricant fluid of the Tribometer Falex® block on ring has been adapted to function as a radiator, thus preventing the heating of the lubricating fluid. Lubricated sliding wear tests were performed on ABNT 1045 compliant steel samples with loads 49.05 N and 98.1 N, in the presence of the refrigeration system. It is important to highlight that the tests performed during the work have as main reference the mechanical systems that use hydrodynamic bearings. The present work showed that the cooling of the lubricating fluid reduced the coefficient of friction by 28.26% and 62.76% for the loads of 49.05 N and 98.1 N, respectively. Therefore, the temperature reduction resulted in a higher viscosity of the lubricating fluid, reducing the contact of sample and ring roughness.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCoeficiente de atritopt_BR
dc.subjectTemperaturapt_BR
dc.subjectRefrigeraçãopt_BR
dc.subjectTrocador de calorpt_BR
dc.subjectRegime lubrificantept_BR
dc.subjectContato bloco sobre anelpt_BR
dc.subjectContato conformept_BR
dc.subjectEnsaio de deslizamentopt_BR
dc.titleInfluência do controle de temperatura em ensaios de deslizamento lubrificado de superfícies conformespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva Junior, Washington Martins da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769549P2pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Márcio Bacci da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4785913J0pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Túlio Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K8559405H8pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K2547932A3pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA utilização de fluido lubrificante atua diretamente na diminuição do atrito e do desgaste entre superfícies sólidas animadas de em movimento relativo através da separação parcial ou completa das superfícies. Essa ideia não é nova, uma vez que são encontrados registros que remontam ao Egito antigo sobre a utilização de substâncias oleaginosas com a finalidade de reduzir o atrito entre os blocos de pedras usados na construção das pirâmides. A eficiência da lubrificação de um óleo é influenciada por suas propriedades, como, por exemplo a sua composição, consistência e atividade de superfície. Porém, o fator fundamental para o estudo do desempenho e eficiência de lubrificantes é a compreensão das características do sistema tribológico. A temperatura está diretamente relacionada à viscosidade do fluido lubrificante, que influencia o comportamento tribológico de sistemas lubrificados. O presente trabalho tem como objetivo analisar o efeito da refrigeração do fluido lubrificante no desempenho de ensaios lubrificados do tipo bloco sobre anel. Para refrigerar o fluido, o sistema de aquecimento do fluido lubrificante do tribômetro Falex® block on ring foi adaptado para funcionar como radiador, evitando assim o aquecimento do fluido lubrificante. Foram realizados ensaios de deslizamento lubrificado, em amostras conformes de aço ABNT 1045 com cargas 49,05 N e 98,1 N, na presença do sistema de refrigeração. Importante ressaltar que os ensaios feitos durante o trabalho têm como principal referência os sistemas mecânicos que utilizam mancais hidrodinâmicos. O presente trabalho mostrou que a refrigeração do fluido lubrificante reduziu o coeficiente de atrito em 28,26 % e 62,76 % para as cargas de 49,05 N e 98,1 N respectivamente. Portanto, a redução da temperatura resultou em uma maior viscosidade do fluido lubrificante, reduzindo o contato de asperezas da amostra e do anel.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration48pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.orcid.putcode106736421-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecânica

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