Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33961
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Fernando Mariano-
dc.date.accessioned2022-01-17T21:24:27Z-
dc.date.available2022-01-17T21:24:27Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.citationFERREIRA, Fernando Mariano. A atuação da UFU frente a pandemia de covid-19 – a gestão de mudanças em cenários de contingências. 2021. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.24pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33961-
dc.description.abstractThe Covid-19 pandemic led to a global emergency, directly reflecting on Federal Institutions of Higher Education, putting to the test the planning and capacity to deal with change. Thus, through a qualitative, descriptive, exploratory and documentary research, the university management of UFU was analyzed in the context of the Covid-19 pandemic, identifying the ways of acting, the governance process and risk management, in addition to the impacts of decisions taken in the training of students. The research results in a diagnosis of UFU management actions, demonstrating that the time taken to make decisions directly impacts the continuity of academic activities, generating reflections on students, teachers and administrative technicians, causing a condensation of periods within a space of shorter than normalized time, a decrease in enrollments and an increase in dropout rates. The short calendar, the remote/hybrid activities and the slow decision-making process, due to the hierarchical and bureaucratic structure, make the mission of offering quality education difficult, factors that are aggravated by the budget cuts made by the government and by public policies aimed at education of way insufficient. As a technological product, this research can contribute with findings identified in the teaching management process and with suggested goals for the PIDE 2022-2027, targeting actions to measure the situation of students regarding education and quality of education, allowing the institution to promote its core activity and mission with excellence.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectgovernançapt_BR
dc.subjectgovernancept_BR
dc.subjectburocraciapt_BR
dc.subjectbureaucracypt_BR
dc.subjectgestão de mudançaspt_BR
dc.subjectchange managementpt_BR
dc.subjectplanejamentopt_BR
dc.subjectplanningpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectadministrationpt_BR
dc.subjectGandolfi, Peterson Elizandro, 1973-, (Orient.)pt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.subjectFederal University of Uberlândiapt_BR
dc.subjectPós-graduação em Gestão Organizacionalpt_BR
dc.subjectPostgraduate in Organizational Managementpt_BR
dc.subjecttítulopt_BR
dc.subjecttitlept_BR
dc.titleA atuação da UFU frente a pandemia de covid-19 – a gestão de mudanças em cenários de contingênciaspt_BR
dc.title.alternativeUFU's performance in the face of the covid-19 pandemic - the management of changes in contingency scenariospt_BR
dc.title.alternativeEl desempeño de la UFU frente a la pandemia de covid-19 - la gestión de cambios en escenarios de contingenciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gandolfi, Peterson Elizandro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8009321964299536pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Verônica Angélica Freitas de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0116513470932691pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Carlos Eduardo Artiaga-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3708562405604246pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6148101674110659pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA pandemia de Covid-19 levou a uma situação de emergência global, refletindo diretamente nas Instituições Federais de Ensino Superior, colocando à prova o planejamento e a capacidade de lidar com mudanças. Dessa forma, através de uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória e documental foi analisada a gestão universitária da UFU no contexto da pandemia de Covid-19, identificando as formas de atuação, o processo de governança e gestão de riscos, além dos impactos das decisões tomadas na formação dos discentes. A pesquisa tem como resultado um diagnóstico das ações da gestão da UFU, demonstrando que o tempo para tomada de decisões impacta diretamente na continuidade das atividades acadêmicas, gerando reflexos nos discentes, docentes e técnicos administrativos, causando uma condensação de períodos dentro de um espaço de tempo menor que o normatizado, uma diminuição de matriculados e aumento da evasão. O calendário curto, as atividades remotas/híbridas e o processo decisório lento, devido à estrutura hierarquizada e burocrática, tornam a missão de oferecer um ensino de qualidade dificultosa, fatores esses agravados pelos cortes orçamentários realizados pelo governo e por políticas públicas destinadas à educação de maneira insuficiente. Como produto tecnológico, a presente pesquisa pode contribuir com achados identificados no processo de gestão do ensino e com sugestão de metas para o PIDE 2022-2027, destinando ações para medição da situação dos discentes quanto a formação e qualidade do ensino, permitindo que a instituição promova sua atividade-fim e sua missão com excelência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration117pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.24pt_BR
dc.orcid.putcode106500196-
dc.crossref.doibatchid037382e4-c7c2-4b58-b24f-1f679362741e-
dc.subject.autorizadoGestão públicapt_BR
dc.subject.autorizadoAdministraçãopt_BR
dc.subject.autorizadoAdministração públicapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AtuaçãoUFUFrente.pdf2.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons