Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33940
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCruz, Eduardo Martins da Silva-
dc.date.accessioned2022-01-13T14:37:37Z-
dc.date.available2022-01-13T14:37:37Z-
dc.date.issued2021-08-05-
dc.identifier.citationCRUZ, Eduardo Martins da Silva. Análise dos conteúdos químicos presentes nas questões da olimpíada mineira de química entre os anos de 2015 a 2019. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33940-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectOlimpíadas científicaspt_BR
dc.subjectScientific olympicspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.titleAnálise dos conteúdos químicos presentes nas questões da olimpíada mineira de química entre os anos de 2015 a 2019pt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the chemical contents present in the issues of the Minas Gerais Chemistry Olympiad between the years 2015 to 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira Júnior, José Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133821P6&tokenCaptchar=03AGdBq26pcnp6bwp05Q-xMqF636IRhfN0o33yYOVSfRNfixiiFAN16w62EJC8gfADikga_vbWNr1hqi0zdNliT-84BFXeXDaU0r8O7XbBGR5ggM-IFt3PQ_F2oeyOKNAs-obrohB2tQzcDLkfSm-flQrWMUno22dxmxVB_NVyKshALW-RjEiOy5B9TWpcL-5_l1FgCxIPNWZZspoeyJjap3Ns-6a1VCOQvrhPrW8JuQxbaEprlDF2gaowCLIXW7WVlpmD2HtB-2llgrdYmiAREqwIE4b1-CGaS2rKY80HZPI37iUnVAlbhjD5wec8pTLeRv3NW1CT2Nyv8B_eK5pKnRnWtTIG-iSvm_zpTEMN-bCsne1Ioc6cfyAZfxCbtCPWTkRteLdkUP5cgXVDC9Wrdvboy3Kz8JRMYfq5tgh8erQ6sOkagqhjrRb0Ej8YsaSjZV9FA-N7poh8xUavZxgc2UtaFJIpbpUa_Apt_BR
dc.contributor.referee1de Lima, Renata Galvão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707078Z3&tokenCaptchar=03AGdBq24qvYQsXKr96P03h-YPXaMKeEmzB5UarsoAZtbfubJBN81s0AKuTtE5gaZGbthitGTG6dLOC6M7rrkfLTDezYff-cguEJLtvbdMxRL4pcBU8Iy6xYWeDVEW56SK-nq7RD8xBEQHiE1BbhwK2UBuUI9m-6G96ZhE0xF5BHAFzkEOV8wbmC_iLTuJJKaEwNGaoFn8Iw0soA0--yvyBzLADydW2PKyL3iBxENvOz9zlfMwC2dlRqOrXbAaKz9D30ffqONAwpQxwvNTFs2tYE7KDfNEwi_cwNyRYgb4M_0GXLqBtSppt1XgyHS7siQEHuJrtPdtaxUlS-xZxMtScRNd2uQhroD75mnUHjHi1RR_EoJnad8yFXEzww6HN7NPf0VWfG92pYSr1yNrgAkXYuMN3JPxsFx5KrtgEgqxzmJy-Pq1k-Na5ZGMYe6t17nEmr9tkRqrmM6myNQmTUIufvf47ajvsHve-Apt_BR
dc.contributor.referee2Franco Neto, João Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4712362D6&tokenCaptchar=03AGdBq27Uwv3oqsGLA3G0bJG3Rrkr6uh0wyVDlgkyP6QbWKV0KP9Nu7Ij7HVeHXcc-HYWxmCqLbP3l0cWMGGFl8-FL_uUGQg7e3YoW7RTjRcrJXGw7_UH_z9Agqpu1JaOTybR1DaYPkyPdSBL05SNuX3fUyp3iRq5EHKlcne2v2YQRm_AiPKH94do7MrEd4kh5LMZLnxM-KV75VKbyYd529kOM2VtQZtH1t8mWxPuPltOp5L9_fhzYkGxVKOWSe1-fvI30ulzkC_Zfihy7OdbHhFG8ddXCFdcRsNvmNU8CQFs0F4zjlO3Kb_pWV5T4g9IDlYbZxRgZ9uvLk_2Tkni2MTy1IjaGQf7UkIOLxJDhlTpacMXt1k4xKd3pd-NgQm037z9D-Kqy_1fbqqb6TikL7K2NGPPIQpGieixPXaXWUsZb_Br75oQQQtc2ALF-UpjCfaJM6wvCAAWzbZOGwsnzzTrhIi9b3aK0Qpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNa busca por revelar jovens talentos mineiros com vocação para a Química e selecionar representantes para participar da Olimpíada Brasileira de Química, a Olimpíada Mineira de Química (OMQ) tem, há vinte três anos, buscado a promoção de atividades que levem os estudantes a refletir sobre a importância da Química em suas vidas e na sociedade moderna. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar os conteúdos químicos presentes nas questões da OMQ entre os anos de 2015 a 2019. O interesse pelo assunto surgiu durante a participação no Programa Residência Pedagógica, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica a partir da segunda metade de seu curso. Uma das ações desenvolvidas ao longo da participação na Residência Pedagógica foi um curso preparatório para os alunos da educação básica para participar da OMQ. Durante o planejamento e a execução das atividades, verificou-se que havia distinção entre o que os professores trabalhavam nas aulas e o que era avaliado nas provas da olimpíada, o que poderia prejudicar a participação destes alunos e, consequentemente, poderiam desmotivá-los sobre a compreender a importância deste aprendizado. Por isso, para a realização do presente trabalho foram analisadas todas as questões das provas da OMQ entre os anos de 2015 a 2019, os conteúdos propostos no currículo de Química para o estado de Minas Gerais e nos livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático e adotados pelos professores nas escolas da região. A pesquisa, de natureza qualitativa e quantitativa, seguiu os procedimentos da análise documental. Os resultados indicam a falta de articulação entre os conteúdos cobrados na OMQ, o currículo de Química e os livros didáticos. Verificou-se a existência de várias questões na prova destinada aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio, mas que envolviam conceitos encontrados nos livros didáticos destinados ao segundo ou ao terceiro ano. Da mesma forma, verificam-se questões nas provas do segundo ano, que exigem a compreensão de conceitos que serão estudados na etapa seguinte. Verificou-se também a existência de questões abordando conceitos que não aparecem no edital da OMQ. Por compreender que um dos objetivos da OMQ é a motivação dos estudantes a continuar os estudos na área da Química, verifica-se que a forma como os conceitos estão sendo cobrados pode alcançar objetivo contrário, desmotivando-os, uma vez que o nível de exigência é maior do que é apresentado nas escolas. Por isso, compreende-se que seja importante que as próximas avaliações sejam repensadas, buscando ampliar o diálogo com os professores da Educação Básica, assim como adequando as questões e, principalmente, os conceitos químicos à etapa da escolarização dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseQuímicapt_BR
dc.sizeorduration42pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseConteúdosQuímicos.pdfTCC2.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.