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dc.creatorGrecco, Maria Laura Succi-
dc.date.accessioned2022-01-12T18:19:39Z-
dc.date.available2022-01-12T18:19:39Z-
dc.date.issued2021-09-28-
dc.identifier.citationGRECCO, Maria Laura Succi. A evasão no curso de Ciências Sociais da UFU: aproximações e contrapontos do fenômeno em relação às definições e formas de mensuração vigentes. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33935-
dc.description.abstractThis study aims to present a discussion about evasion in federal university education to demonstrate how the definitions brought by official documents and academic research in the area present this phenomenon. To investigate the theme, the following question is asked: do the definitions and current ways of measuring evasion adequately respond to the reality of graduate students in Social Sciences at the Federal University of Uberlândia (UFU)? With a theoretical basis in the definitions of evasion, measurement, public policies, formulation and evaluation, as well as in the proposals for confrontation, this text points out some emergencies of the phenomenon glimpsed in a study with evaded students from the Social Sciences course at UFU. Considering that this study aims to understand a phenomenon of human experience, the methodology that performs it includes bibliographic, documental and field research, which reveal that evasion covers different causes and reduces it to the loss of a bond, it can only limit and simplify its importance. The study, then, presents the analysis of the object in question, in order to compare it with the definitions and current ways of measuring abandonment, in order to provoke discussions and actions that give new meaning to the policies to deal with this phenomenon.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectEvasionpt_BR
dc.subjectEnsino superior federalpt_BR
dc.subjectFederal universitypt_BR
dc.subjectUFUpt_BR
dc.subjectUFUpt_BR
dc.subjectDefiniçõespt_BR
dc.subjectMeasurementpt_BR
dc.subjectFormas de mensuraçãopt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleA evasão no curso de Ciências Sociais da UFU: aproximações e contrapontos do fenômeno em relação às definições e formas de mensuração vigentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Leonardo Barbosa e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4397318612814153pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas Junior, Moacir de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8928822261626675pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Natália Cristina Dreossi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1407208707056801pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2643770922361802pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo apresentar uma discussão acerca da evasão no ensino superior federal para demonstrar como as definições trazidas pelos documentos oficiais e pelas pesquisas acadêmicas da área apresentam esse fenômeno. Para a investigação do tema, parte-se da seguinte pergunta: as definições e formas vigentes de mensuração da evasão respondem adequadamente às realidades dos egressos do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)? Fundamentado teoricamente nas definições de evasão, mensuração, políticas públicas, formulação e avaliação, bem como em propostas de enfrentamento, este texto aponta algumas emergências do fenômeno vislumbradas a partir de um estudo com alunos evadidos do curso de Ciências Sociais da UFU. Considerando que este estudo se volta para a compreensão de um fenômeno da experiência humana, a metodologia que o conduz contempla pesquisas do tipo bibliográfica, documental e de campo, as quais revelam que a evasão abarca diferentes causas e, reduzi-la à perda de vínculo, somente, pode limitar e simplificar sua importância. O estudo, então, apresenta a análise do objeto em pauta, a fim de cotejá-lo com as definições e formas de mensuração vigentes de evasão, no intuito de provocar discussões e ações que ressignifiquem as políticas de enfrentamento desse fenômeno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Sociaispt_BR
dc.sizeorduration74pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.orcid.putcode106217026-
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