Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33902
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1406-0250
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Naturalização e/ou construção social: o vínculo entre magistério, cuidado e vocação no discurso de professoras e professores
Author: Santos, Viviane Aquino dos
First Advisor: Dias, Rafaela Cyrino Peralva
First member of the Committee: Costa, Anabelle Carrilho da
Second member of the Committee: Faria, Ana Lúcia Goulart de
Summary: A divisão sexual do trabalho é fundamental para se compreender a inserção diferenciada de homens e mulheres na esfera doméstica e mercantil. Enquanto as mulheres desenvolvem historicamente um trabalho doméstico não remunerado, que envolve atividades como a manutenção e o cuidado, seja com a casa, com os filhos ou com os parentes próximos, os homens se dedicam prioritariamente ao trabalho na esfera mercantil, remunerada. Este trabalho doméstico é exercido majoritariamente pelas mulheres, pois, socialmente se construiu uma ideologia da natureza, que atrela, dentre outras coisas, instinto maternal e paciência às mulheres, a fim de justificar que seria inerente a elas o cuidar do outro. Como a divisão sexual do trabalho é um fenômeno único, que se refere tanto à esfera doméstica quanto à esfera mercantil, quando inseridas no mercado de trabalho, as mulheres, em geral, irão desenvolver atividades que guardem relação com o que elas já realizam na esfera doméstica. Por isso, mulheres constituem maioria em áreas ligadas ao cuidado, como é o caso da educação, onde elas se concentram majoritariamente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo compreender como as professoras e professores, que atuam nessas etapas da educação, concebem o vínculo socialmente estabelecido entre magistério, cuidado e vocação. Para isso, a pesquisa, de cunho qualitativo, incluiu uma análise teórica acerca do tema, que perpassa por conceitos como ideologia da natureza, qualificação, e feminização das ocupações. Além disso, o estudo contou coma realização de entrevistas semiestruturadas com professoras e professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. Os resultados da pesquisa foram apresentados em cinco eixos temáticos e, de modo geral, apontam para oscilações nos discursos referentes à ideologia da natureza, pois ora os relatos naturalizam as relações estabelecidas na profissão, ora as questionam. Ademais, os discursos referentes à ideia de vocação também são contraditórios, na medida em que há tentativas de ressignificação do termo.
Abstract: The sexual division of labor is fundamental to understanding the differentiated insertion of men and women in the domestic and mercantile sphere. While women historically carry out unpaid domestic work, which involves activities such as maintenance and care, whether with the home, with the children, or with close relatives, men dedicate themselves primarily to work in the commercial, paid sphere. This domestic work is exercised mainly by women, because, socially, an ideology of nature was built, which attracts, among other things, maternal instinct and patience to women, to justify that it would be inherent to them to care for the other. Since the sexual division of labor is a unique phenomenon, which refers to both the domestic and the mercantile spheres, when inserted in the labor market, women, in general, will develop activities that are related to what they already do in the domestic sphere. Therefore, women constitute the majority in areas related to care, such as education, where they are mainly concentrated in Early Childhood Education and Elementary School. In this sense, the present work aimed to understand how teachers, who work in these stages of education, conceive the socially established bond between teaching, care, and vocation. For this, the qualitative research included a theoretical analysis about the theme, which pervades concepts such as the ideology of nature, qualification, and feminization of occupations. In addition, the study included semi-structured interviews with teachers of Early Childhood Education and Elementary School. The results of the research were presented in five thematic axes and, in general, point to oscillations in the discourses referring to the ideology of nature, because now the reports naturalize the relations established in the profession, sometimes questioning them. Moreover, the discourses concerning the idea of vocation are also contradictory, in that there are attempts to re-signify the term.
Keywords: Divisão sexual do trabalho
Sexual division of labor
Ideologia da natureza
Ideology of nature
Cuidado
Care
Vocação
Vocation
Magistério
Magisterium
Educação
Education
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SANTOS, Viviane Aquino dos. Naturalização e/ou construção social: o vínculo entre magistério, cuidado e vocação no discurso de professoras e professores. 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33902
Date of defense: 6-Dec-2021
Appears in Collections:TCC - Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NaturalizaçãoConstruçãoSocial.pdfTCC1.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons