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dc.creatorFerreira, Letícia Ramos-
dc.date.accessioned2022-01-04T19:02:52Z-
dc.date.available2022-01-04T19:02:52Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.citationFERREIRA, Leticia Ramos. Tranças afro: identidade feminina negra e cultura visual no ensino fundamental. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33895-
dc.description.abstractThe braids are part of Afro-Brazilian visual culture, therefore, against this announced outline, the present research aims showing how People understand about the Afro-Brazilian history and culture as an esthetic element associated with the black women’s identity. This way, our research problem question is how to work the braid as element of black women’s identity and visual culture in the school's environment, associated with beauty, where it will contribute to the formation of black and non-black children. The methodology used was bibliographic and documental research. We analyzed books and articles that we had contacted during our training as braiders and as pedagogue. When we were analyzing this material, we sought to conduct a study on the origins of braiding, its types, the professional aspects of those who works with afro hairdos, its relationship with Brazilian culture, and its presence in schools.So, during the analysis, we reflected on black esthetics, visual culture, racism and prejudice in an pedagogical interface with the practices that present the braids as an element of Afro-Brazilian identity. Among the main authors in this discussion are Clemente (2010), Gomes (2003) (2020), and Santos (2019). We could concluded along this research path that working the braids as an element of visual culture has a content that significantly impacts the students’ education, especially in black girls, enforcing the law 10.639/2003 that establishes the guarantee of teaching Afro-Brazilian history and cultures within the official curriculum of the education network.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTrançaspt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleTranças afro: identidade feminina negra e cultura visual no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Passos, Simone Aparecida dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6427484879374588pt_BR
dc.contributor.referee1Klinke, Karina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6307729519818105pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Luciane Ribeiro Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9836292136030338pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs tranças fazem parte da cultura visual afro-brasileira, portanto diante este esboço anunciado, o presente trabalho tem por objetivo apresentar compreensões sobre a história e cultura afrobrasileira a partir de elemento estético associado à identidade da mulher negra. Nisto a nossa pergunta problema é como trabalhar a trança como um elemento da identidade e da cultura visual da mulher negra no ambiente escolar associadas ao belo contribuindo para a formação da criança negra e não negra. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, analisamos livros e artigos que tivemos contato ao longo de nossa formação como trancista e como pedagoga. Pela análise deste material buscamos realizar um estudo sobre as origens da trança, seus tipos, a questão profissional de quem trabalha com os penteados afros, sua relação com a cultura brasileira, e sua presença na escola. Assim, ao longo da análise fomos refletindo sobre a estética negra, a cultura visual, o racismo e o preconceito e uma interface com as práticas pedagógicas que apresentam as tranças como elemento da identidade afro-brasileira. Dentre os principais autores nesta discussão estão Clemente (2010), Gomes (2003) (2020) e Santos (2019). Concluímos ao longo do percurso investigativo que trabalhar a trança como elemento da cultura visual tem um teor que impacta significativamente a formação discente, sobretudo nas meninas negras, fazendo valer a lei 10.639/2003 que estabelece a garantia do ensino de história e culturas afro-brasileiras dentro do currículo oficial da rede de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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