Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33861
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Sara Aline Azevedo da-
dc.date.accessioned2021-12-23T20:46:14Z-
dc.date.available2021-12-23T20:46:14Z-
dc.date.issued2021-11-29-
dc.identifier.citationSILVA, Sara Aline Azevedo da. Um teatro de resistência: o movimento experimental de cultura e arte (MECA), de Ituiutaba-MG (1974-1985). 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33861-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMECApt_BR
dc.subjectTeatro Vianinhapt_BR
dc.subjectHistória e culturapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.titleUm teatro de resistência: o movimento experimental de cultura e arte (MECA), de Ituiutaba-MG (1974-1985)pt_BR
dc.title.alternativeUn teatro de resistencia: el movimiento experimental de la cultura y el arte (MECA), de Ituiutaba-MG (1974-1985)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fiuza, Sandra Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4803368127056759pt_BR
dc.contributor.referee1Giavara, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7603328417685925pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Geovanna de Lourdes Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1375314669209734pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0595659852364186pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo entender o papel do Movimento Experimental de Cultura e Arte (MECA) e do Teatro Vianinha no fomento da cultura na cidade de Ituiutaba – MG, entre os anos de 1970 e 1980. Para tanto, partimos do pressuposto que o tenso cenário político foi responsável por estimular o debate acerca da cultura e do teatro como elementos de intervenção social, e que a articulação do movimento tijucano foi marcada pela influência da cultura nacional e atuou fortemente na política local. A pesquisa identificou nas rememorações dos participantes do MECA a confluência entre uma prática teatral e a intervenção social, que visavam a mudança da realidade vivida a partir da produção de formas de participação no processo da redemocratização nos anos 1980, contribuindo, assim, com importantes discussões acerca de políticas públicas, sobre a educação e, sobretudo, em torno da cultura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration50pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode105261444-
dc.description.embargo2021-12-21-
Appears in Collections:TCC - História (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TeatroDeResistência.pdfMECA (1974-1985)522.97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.