Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33822
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Glauciene de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-17T16:20:09Z | - |
dc.date.available | 2021-12-17T16:20:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-16 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Glauciene de Melo. Memorial gênero, educação e liderança. 2021. 26 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia,Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33822 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Liderança feminina | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Igualdade de gênero | pt_BR |
dc.title | Memorial gênero, educação e liderança | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3140638814052182 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3140638814052182 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Hélio Carlos Miranda de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8593388600195175Hélio Carlos de Miranda | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O tema ao qual pretendo aprofundar no desenvolvimento do memorial diz respeito às questões de gênero nas múltiplas organizações, inclusive escolares, bem como na liderança organizacional. A escolha desse tema se deu devido às experiências vividas ao longo da minha vida profissional na área de gestão organizacional. Serão abordadas experiências da minha atuação nesta área de modo que inter-relaciono ás dimensões culturais, sociais, históricos e legais da educação feminina. Serão discutidos os avanços e conquistas nos últimos anos e a quebra de paradigmas construídos por séculos numa sociedade patriarcal repleta de machismo sistêmico em todas as suas instâncias. Pretende-se abrir um leque de discussão sobre diversidade de gênero, ampliando espaço para mais avanços e, principalmente, conscientização sobre a importância em eliminar as desigualdades entre os gêneros, de forma a efetivamente alcançarmos a equidade de direitos. Nesse sentido, será apresentado, a partir de minhas memórias, um cenário que envolve as mulheres bem como os desafios na carreira feminina. Serão analisados aspectos do preconceito interno instalado ao longo dos anos nos modos de pensamento das mulheres, ou seja, o fato de não se enxergarem como líder, de não acreditarem em si ou de não se reconhecerem no que faz. Outro cenário de ampla desigualdade que apresentamos é a posição feminina na liderança e gestão de múltiplas organizações inclusive instituições escolares. Atualmente, segundo dados do IBGE as mulheres representam apenas 38% dos cargos gerenciais no Brasil. Falaremos sobre a atuação inovadora e estratégica das mulheres na gestão das grandes marcas, e de como a complementaridade é essencial na condução de uma organização. Apontaremos a importância dos distintos modos de ver, independente do gênero, de um mesmo tema e situação, para se encontrar caminhos que sejam mais sustentáveis à longo prazo, pois assim como os homens as mulheres possuem características únicas e essenciais. Em última análise, o memorial abordará os Desafios da maternidade, Jornada dupla, Posições ocupadas pelas mulheres, Resistência à liderança da mulher, Diferença salarial e outros. Logo é possível concluir, que esse Trabalho de Conclusão de Curso em forma de Memorial, será uma defesa da abordagem de gênero feminino em cargos de gestão, com o objetivo de que provoque mudanças na forma de como as pessoas compreendem a si próprias e aos outros e, por este motivo, espera-se que seja uma importante estratégia formadora de consciência numa perspectiva emancipadora. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 26 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GêneroEducaçãoLiderança.pdf | TCC | 244.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License