Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33806
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Conceito de Geografia para as crianças nos anos iniciais da escolarização
Autor: Oliveira, Katia Tatiane de
Primer orientador: Guimarães, Iara Vieira
Primer miembro de la banca: x, x
Segundo miembro de la banca: x, x
Resumen: RESUMO O presente memorial acadêmico tem como objetivo relatar a trajetória acadêmica da discente Katia Tatiane de Oliveira, durante a caminhada no curso de Pedagogia realizado na Universidade Federal de Uberlândia –UFU-. O trabalho irá apresentar os resultados obtidos com o tem escolhido – Conceito de geografia para crianças nos anos iniciais de escolarização- o resultado foi obtido por meio de pesquisa bibliográfica e será somado aos conhecimentos obtidos ao longo do curso. Os conceitos se misturam e as em algumas situações a pesquisa mostra uma confusão entre a velha geografia e a atual. A globalização trouxe para os bancos escolares uma nova visão da matéria que antes era conhecida apenas por decorar mapas e lugares. O trabalho irá apresentar a geografia mais atuante e dinâmica, voltada aos conceitos de espaço e natureza, uma matéria que busca a uma junção entre a história e a economia a fim de formar um conceito mais atual. A dinâmica mundial não poderia ocorrer e deixar a impressão de que geografia serve apenas para localização. É muito mais que isso, é a localização consciente do seu espaço, do ambiente que vive, das questões ambientais e econômicas que influenciam toda a comunidade e a população mundial. Assim, conhecendo melhor a matéria, o interesse sobre o assunto será ampliando permitindo uma visão mais crítica e consciente do espaço onde cada um ocupa nesse mundo. Palavra-chave: conceito de geografia; identificação do espaço; redimensionamento do velho conceito.
Abstract: ABSTRACT This academic memorial aims to report the academic trajectory of the student Katia Tatiane de Oliveira, during her walk in the Pedagogy course held at the Federal University of Uberlândia –UFU-. The work will present the results obtained with what has been chosen - Concept of geography for children in the early years of schooling - the result was obtained through bibliographical research and will be added to the knowledge obtained throughout the course. The concepts are mixed and, in some situations, the research shows a confusion between the old geography and the current one. Globalization has brought to school benches a new vision of the subject that was previously known only for decorating maps and places. The work will present the most active and dynamic geography, focused on the concepts of space and nature, a subject that seeks to bring together history and economy in order to form a more current concept. The global dynamic could not occur and leave the impression that geography is only for localization. It is much more than that, it is the conscious location of your space, the environment you live in, the environmental and economic issues that influence the entire community and the world population. Thus, by getting to know the subject better, interest in the subject will increase, allowing for a more critical and conscious view of the space each one occupies in this world. Keyword: concept of geography; space identification; resizing the old concept.
Palabras clave: Conceito de Geografia
Identificação do espaço
Redimensionamento do velho conceito
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: OLIVEIRA, Katia Tatiane de. Conceito de Geografia para as crianças nos anos iniciais da escolarização. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33806
Fecha de defensa: 20-ene-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ConceitoGeografiaPara.pdf923.73 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.