Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33790
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Keilla Maria Norberto dos-
dc.date.accessioned2021-12-14T20:35:12Z-
dc.date.available2021-12-14T20:35:12Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Keilla Maria Norberto dos. O ensino de astronomia nos anos iniciais: caminhos e reflexões. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33790-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAstronomypt_BR
dc.subjectFirst yearspt_BR
dc.subjectFormationpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.titleO ensino de astronomia nos anos iniciais: caminhos e reflexõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Longhini, Marcos Daniel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422119886996254pt_BR
dc.contributor.referee1x, x-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa traz a intenção de apresentar uma reflexão aos professores engajados com o ensino de Astronomia nos anos iniciais no Ensino Fundamental, apontando possíveis caminhos para incluir o tema nesta faixa etária conforme a BNCC (Brasil, 2018), implementada em 2019, que consolida a astronomia nos eixos temáticos a serem desenvolvidos em todas as séries da Educação Básica, a partir do 1° ano do Ensino Fundamental. Também traz o objetivo de compor um subsídio a futuros educadores estudiosos do tema, apresentando, para isso, possíveis dificuldades e o melhor caminho a desenvolver o tema em sala de aula. É importante discorrer sobre dúvidas que surgem ao educador ante a sala de aula, seus questionamentose e indagações, como finalidade de auxiliar aquele que porventura se deparar com esta pesquisa após disponibilizada. É certo que este trabalho não tem a pretenção de responder todos os questionamentos ou dúvidas levantadas, nem é possível isso, mas responder algumas dessas dúvidas que nascem ao preparao de uma aula, ou mesmo na aplicação do tema já em sala de aula. Antes de perspassar pelo tema em vias da BNCC, faz-se necessário apresentar uma síntese de fatos e elementos e fatos que a antecederam, como a retórica dos PCN e uma reflexão geral junto a alguns autores e sdua composição em trabalhos e livros didáticos dos quais esta pesquisa teve acesso. Como foco de reflexão do tema, este trabalho também fundamentou sua pesquisa em questões que possam justificar a validade desta temática, refletindo, inclusive sobre o preparo do educador para o tema e como ele pode – e deve – se aperfeiçoar, se atualizando ante o tema de forma interessada e motivada para ser o intermediário do mesmo entre o ensino e os alunos, atuando de forma coerente, positiva e construtiva permanentemente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration24pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.orcid.putcode104775757-
dc.description.embargo2021-12-14-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoAstronomiaAnos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso254.85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.