Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33777
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2760-0287
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2021-12-13
Título: Memorial acadêmico educação em direitos humanos e sua importância para uma formação emancipatória
Autor: Santos, Shirley Lemos
Primer orientador: Melo, Geovana Ferreira
Primer miembro de la banca: x, x
Segundo miembro de la banca: x, x
Resumen: Este memorial tem como objetivo apresentar as minhas experiências escolares, acadêmicas e profissionais na área da educação refletindo a importância de se compreender a educação em Direitos Humanos, bem como sua legislação. A finalidade é valorizar uma ação docente voltada para a formação de cidadãos conscientes e atuantes na sociedade que sejam capazes de compreender seus direitos e deveres para diminuir injustiças sociais, políticas e econômicas. A relação entre educação e prática social é condição necessária para a vida humana, pois o homem é um ser social. A educação como prática de liberdade proporciona ao sujeito um olhar crítico perante o mundo, no qual ele é capaz de se entender, de entender o outro, de ter consciência da sua história e da história da humanidade, de ser atuante em seu contexto social. O estudo do tema evidencia que o saber docente é essencial para a concretude de uma prática pedagógica que contribua efetivamente para a humanização do ser humano como forma emancipatória do sujeito, tendo como suporte o conhecimento em Direitos Humanos.
Abstract: This memorial aims to present my school, academic and professional experiences in the field of education, reflecting the importance of understanding human rights education, as well as its legislation. The purpose is to value a teaching action aimed at training conscious and active citizens in society who are able to understand their rights and duties to reduce social, political and economic injustices. The relationship between education and social practice is a necessary condition for human life, as man is a social being. Education as a practice of freedom provides the subject with a critical look at the world, in which he is able to understand himself, to understand the other, to be aware of his history and the history of humanity, to be active in his social context. The study of the theme shows that teaching knowledge is essential for the concreteness of a pedagogical practice that effectively contributes to the humanization of the human being as an emancipatory form of the subject, supported by knowledge in Human Rights.
Palabras clave: Saber docente
Direitos humanos
Emancipação humana
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SANTOS, Shirley Lemos. Memorial acadêmico educação em direitos humanos e sua Importância para uma Formação Emancipatória. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33777
Fecha de defensa: 13-dic-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EducaçãoDireitosHumanos.pdf237.57 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.