Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33772
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDias, Dulcelene Aparecida Lorenzetti-
dc.date.accessioned2021-12-13T20:04:02Z-
dc.date.available2021-12-13T20:04:02Z-
dc.date.issued2021-12-12-
dc.identifier.citationDIAS, Dulcelene Aparecida Lorenzetti. Memorial da alfabetização ao curso de pedagogia EaD história dos métodos de alfabetização a cartilha caminho suave. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33772-
dc.description.abstractThe presente work is, at, frist, a descriptive Memorial, in which I tell my story, Born is a small city named Monte Aprazível in the state of São Paulo and daughter of a farmer called Odécio Lorenzetti and housewife called Leucilia Benedita da Silva Lorenzetti, I lived most of my and childhood and Youth in Monte Aprazível and studied from 6 to 14 at “EEPG Raul Vieira Luz”. My learning process, which began with my fist grade, and the method was the so-called synthetic analytical method trough the “Caminho Suave” spelling book. Bringing to ligth the concept of spelling book, i go the etymological definition of the Houaiss dictionary Where etymologicalliy spelling book means a small notebook containing the letters os the alphabet and the fist rudiments to learn how to read. From the beginning of my school life onwards, i continue to tell about my entire learning process, the dificulties i had, the work since my childhood and Youth, the Family incentives so that i would never abandon my Dreams until arrive the University. The reason for choosing the Pedagogy course, why it is a distance learning modality, and all the challenges found in my academic life. The second part the work developed together with my friend Amanda Dias Morello. In this second part, we work in greater depth on the concepto f the spelling book and its history, and the history of the analytical (mixed) synthetic literacy method in de which is mixes image widespread through the “Caminho Suave” and a little of what this educator represented between the 1948 and the mid – 1990s Brasilian education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectHistória da alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectHistória das cartilhaspt_BR
dc.subjectCaminho suavept_BR
dc.titleMemorial da alfabetização ao curso de pedagogia ead história dos métodos de alfabetização a cartilha caminho suavept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Sauloéber Tarsio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8937954864858691pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Carla Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8092105220807983pt_BR
dc.contributor.referee2Franco, Isaura Melo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3522475181706078pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se em um primeiro momento de um Memorial descritivo, na qual conto minha história de vida. Nascida na cidade de Monte Aprazível interior de São Paulo e filha do lavrador Odécio Lorenzetti e da dona de casa Leucilia Benedita da Silva Lorenzetti, vivi grande parte da minha infância e adolescência em Monte Aprazível e estudei dos 6 aos 14 anos na EEPG Raul Vieira Luz. O meu processo de aprendizagem, que teve início com a minha primeira série e o método foi o denominado método sintético analítico através da Cartilha Caminho Suave. Trazendo a luz o conceito de Cartilha, parto para a definição etimológica do dicionário Houaiss onde etimologicamente cartilha significa um pequeno caderno que contém as letras do alfabeto e os primeiros rudimentos para apender a ler. A partir do início da vida escolar sigo contando como foi todo meu processo de aprendizagem, as dificuldades que tive, o trabalho desde a minha infância e adolescência, os incentivos familiares para que nunca abandonasse meus sonhos até a chegada na Universidade. O motivo de ter escolhido o curso de Pedagogia, o porquê de uma modalidade a distância, e todos os desafios encontrados na minha vida acadêmica. A segunda parte do trabalho é desenvolvida junto com minha amiga de curso e de profissão Amanda Dias Morello. Nessa segunda parte trabalhamos com maior profundidade sobre o conceito da Cartilha e sua história, e a história do método de alfabetização sintético analítico (misto) na qual mistura imagem a letra a ser aprendida muito difundido através da Cartilha “Caminho Suave” a qual fui alfabetizada. Contaremos um pouco da Bibliografia de Branca Alves de Lima idealizadora da Caminho Suave, e um pouco do que esta educadora representou entre os anos 1948 até meados da década de 90, na educação brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemorialAlfabetizaçãoCurso.pdf1.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons